A 7ª edição da campanha Irmão de Medula busca cadastrar novos doadores de medula óssea em um evento neste sábado (09) no Shopping Vitória, das 13h às 19h. A campanha é promovida pelo Instituto Índio Jorge em parceria com o Hemoes (Centro Estadual de Hemoterapia e Hematologia Marcos Daniel Santos).
O objetivo é ampliar o número de voluntários no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome) e aumentar as chances de pacientes em tratamento contra doenças como leucemia, linfoma e outras enfermidades hematológicas encontrarem um doador compatível.
De acordo com os organizadores, a diversidade genética da população brasileira torna o desafio ainda maior. A compatibilidade é de 100 mil para 1 pessoa. Sendo assim, a chance de encontrar um doador ideal fora da família é baixa. Por isso, a realização alerta que quanto mais pessoas cadastradas, maior a possibilidade de salvar vidas.
Para se cadastrar, é necessário ter entre 18 e 35 anos, estar em boas condições de saúde e apresentar um documento oficial com foto. Durante o procedimento, são coletados 5 ml de sangue, que servem para análise genética e inclusão dos dados no Redome.
Caso haja compatibilidade com algum paciente, o voluntário será contatado futuramente para avaliar a possibilidade de doação.
A campanha também visa reforçar a importância do gesto solidário e esclarecer dúvidas comuns, como o processo de doação e os impactos para o doador. Por exemplo, o fato da medula óssea se regenerar naturalmente sem quaisquer prejuízos à saúde do voluntário.
A medula óssea é responsável pela produção de células do sangue, e o transplante pode ser a única esperança de cura para muitos pacientes. O processo de cadastro é simples, rápido e pode representar a diferença entre a vida e a morte para alguém,
explica o idealizador do projeto, Índio Jorge, sobrevivente de leucemia.
A ação integra a 7ª edição da campanha “Doe – Só quem passa é que sabe”, e busca mobilizar cada vez mais pessoas em torno dessa causa urgente.
Mais informações podem ser obtidas através do Hemoes Vitória, pelo número (27) 3636-7920 ou pelo e-mail [email protected].