Chá de camomila
Chá de camomila. Foto: Canva

Toda família guarda uma receita caseira para aliviar dores e desconfortos, e os chás digestivos costumam estar no topo da lista. 

Essa bebida milenar oferece diversos benefícios à saúde, graças aos antioxidantes e outros compostos que favorecem o foco e a longevidade. 

Estudos publicados na revista National Geographic apontam ainda que o consumo dessa opção pode reduzir o risco de acidente vascular cerebral, melhorar a pressão arterial, equilibrar o colesterol e fortalecer o sistema imunológico. 

Confira quais são os chás que auxiliam na digestão de gorduras e amenizam desconfortos do dia a dia.

O que são chás digestivos?

Chás digestivos são infusões de plantas que reduzem o inchaço e aliviam desconfortos como gases, azia e indigestão. 

Eles favorecem o movimento do estômago ao estimular a produção de bile, líquido produzido pelo fígado que auxilia na digestão de gorduras, e de enzimas. 

Dessa forma, ajudam a diminuir a inflamação, os gases e a sensação de estômago pesado, promovendo relaxamento e bem-estar.

Como funcionam os chás digestivos?

Ao tomar um chá para má digestão e gases, o corpo passa a produzir mais enzimas e bile, e o intestino trabalha melhor. Com isso, a barriga desincha e os gases são eliminados.

Muitas ervas e plantas têm efeito carminativo, que auxilia na eliminação de gases do trato gastrointestinal e na redução do desconforto abdominal, além de possuírem ação anti-inflamatória que contribui para esse alívio.

Algumas ainda têm ação calmante, melhorando a digestão em momentos de ansiedade ou estresse, além de aliviar azia e enjoo.

Leia também: Quanto tempo o corpo leva para digerir os alimentos? Veja como calcular para emagrecer

Qual o melhor chá para digestão?

Existem vários tipos de chá que servem como remédio caseiro para digestão. Entre os principais estão:

  • Alecrim;
  • Boldo;
  • Camomila;
  • Carqueja;
  • Erva-doce;
  • Funcho;
  • Gengibre;
  • Hortelã;
  • Matchá.

O indicado é consumir essa bebida quente ou morna, de 20 a 30 minutos depois da refeição. Assim, o efeito sobre o trato gastrointestinal aumenta.

O que é bom para má digestão e gases?

Além de chás de erva-doce, camomila, hortelã, gengibre e erva-cidreira, você pode fazer compressa morna na região abdominal ou colocar uma colher de vinagre de maçã na sua comida. Assim, o estômago fica mais ácido e a digestão melhora.

Também é indicado mastigar bem os alimentos, ter uma dieta balanceada e rica em frutas e vegetais, beber muita água, movimentar-se após as refeições e evitar excesso no consumo de álcool e tabaco.

Como preparar os chás digestivos corretamente?

Preparar o chá de forma correta ajuda a preservar seus compostos ativos e realçar o sabor das ervas. Confira o passo a passo:

Modo de preparo

  1. Aqueça a água até começar a ferver.
  2. Assim que entrar em ebulição, adicione as ervas.
  3. Desligue o fogo, tampe o recipiente e deixe em infusão por 10 a 15 minutos.
  4. Coe e sirva para aproveitar melhor os compostos ativos, já que parte deles pode se perder se a bebida for refrigerada.

Posso tomar chás digestivos todos os dias?

Os chás digestivos podem ser consumidos diariamente, desde que o limite de 100 ml, três vezes ao dia, seja respeitado, preferencialmente pela manhã, entre as refeições e à tarde. 

O consumo excessivo pode causar danos ao fígado, segundo orientação do hepatologista e gastroenterologista Vinícius Nunes, em entrevista à Associação Bahiana de Medicina

Qual o melhor horário para tomar um chá digestivo?

O chá para aliviar inchaço na barriga deve ser tomado após as refeições, cerca de 20 a 30 minutos após comer. Você também pode consumir a bebida antes de se alimentar para incentivar uma boa digestão.

Qual o melhor chá digestivo para tomar depois do almoço?

Após o almoço, é interessante tomar chá de camomila, hortelã ou gengibre, que contribuem com a redução das cólicas intestinais, diminuição do inchaço e melhoria da digestão. Carqueja, boldo e erva-doce são outras boas alternativas.

Veja quais são as propriedades de cada um desses chás:

  • Hortelã: melhora gases, cólicas e a digestão;
  • Camomila: tem benefícios calmantes e anti-inflamatórios;
  • Gengibre: alivia as dores estomacais e as náuseas;
  • Erva-doce: diminui o inchaço e os gases;
  • Carqueja: tem propriedades digestivas;
  • Boldo: ajuda em situações de desconforto estomacal.

Qual o melhor chá para estufamento?

Se o desconforto for estufamento, opte por camomila, gengibre ou erva-doce, que ajudam a reduzir gases e inchaço. 

Outras alternativas também existem, como, por exemplo, o chá de boldo, indicado para azia, além de aliviar inchaço e gases, favorecendo a digestão. 

A hortelã contribui para reduzir gases intestinais e contrações estomacais, além de aliviar náuseas, dores de cabeça e enxaquecas. Já o gengibre tem propriedades semelhantes às da hortelã, sendo anti-inflamatório e antioxidante natural.

O ideal é identificar suas necessidades e escolher a bebida mais adequada. Para quem busca um chá para azia, as melhores opções são gengibre, camomila, hortelã ou espinheira-santa.

Quem não pode tomar chá digestivo?

Gestantes, lactantes, pessoas com doença hepática grave, com obstrução das vias biliares ou que usem calmantes ou anticoagulantes devem evitar chás digestivos. 

Quem tem refluxo gastroesofágico precisa reduzir ou interromper o consumo de bebidas com cafeína e mentol. 

Nessas situações, é recomendado consultar o médico para identificar quais tratamentos são indicados e se há alguma restrição. Sem contraindicações, todas as opções naturais podem ser consumidas. 

Chás digestivos podem trazer diversos benefícios para o organismo quando consumidos de forma adequada e segura. 

Quer saber mais dicas sobre saúde e bem-estar? Acompanhe o Folha Vitória e descubra como incluir hábitos saudáveis na sua rotina de forma segura e prazerosa!

Redação Folha Vitória

Equipe de Jornalismo

Redação Folha Vitória é a assinatura coletiva que representa a equipe de jornalistas, editores e profissionais responsáveis pela produção diária de conteúdo do Folha Vitória. Comprometida com a excelência jornalística, a equipe atua de forma integrada para garantir informações precisas, atualizadas e relevantes, sempre alinhada à missão de informar com ética, democratizar o acesso à informação e fortalecer o diálogo com a comunidade capixaba. O trabalho do grupo reflete o padrão de qualidade da Rede Vitória de Comunicação, consolidando o veículo como referência em jornalismo digital no Espírito Santo.

Redação Folha Vitória é a assinatura coletiva que representa a equipe de jornalistas, editores e profissionais responsáveis pela produção diária de conteúdo do Folha Vitória. Comprometida com a excelência jornalística, a equipe atua de forma integrada para garantir informações precisas, atualizadas e relevantes, sempre alinhada à missão de informar com ética, democratizar o acesso à informação e fortalecer o diálogo com a comunidade capixaba. O trabalho do grupo reflete o padrão de qualidade da Rede Vitória de Comunicação, consolidando o veículo como referência em jornalismo digital no Espírito Santo.