Foto: Iures Wagmaker / Folha Vitória

O Carnaval já terminou e os dias de folia, também. Mas nessa época, é comum encontrar várias pessoas que emendam a quinta, a sexta-feira e o fim de semana após os dias de folia para curtir os dias de sol na praia.

E é esse calor que também requer um cuidado maior na hora de consumir alimentos vendidos na praia. Isso por que o calor aumenta o risco de contaminações. As temperaturas e a umidade mais altas, típicas da estação, são as principais condições para a proliferação de bactérias e fungos, por exemplo.

> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de Saúde!

Para afastar a chance de ser surpreendido por uma gastroenterite, é preciso ter cuidado com o armazenamento dos alimentos e como manusea-los, também. 

Então, para não passar aperto e ter facilmente em mãos lanchinhos rápidos, leves e práticos que ajudam a manter a energia e a saúde, a chef de cozinha, Flávia Sperandio, trouxe dicas valiosas dicas.

“Principalmente para quem vai turistar, a sugestão de lanchinhos práticos, nutritivos e leves que podem ficar na bolsa e não estragam em altas temperaturas: chip’s de frutas, frutas secas, pipoca, pode-se levar a de microondas nesse caso, e pedir a algum comerciante pra estourar, frutas com cascas como mexerica e maçã também ficam conservadas por mais tempo”, disse.

Para esse tipo de passeio, a sugestão da chef fica por conta do sanduíche natural e uma salada de frutas acondicionados dentro de uma bolsa térmica. Além de funcionar muito bem no calorão da praia, são opções nutritivas e que garantem energia.

Flávia ainda ensina uma receita para quem prefere preparar o próprio sanduíche natural. Principalmente que viaja com crianças e não quer colocar os pequenos em risco  de um mal estar pra lá de indesejado. Veja só:

“A dica é usar pães com fibras, sobrecoxa ou peito de frango desfiado, cenoura ralada crua, milho cozido e um fio de azeite. Levar um sachê do seu molho preferido separado e adicionar na hora do consumo”, ensina.

Aprenda a fazer uma de salada de frutas refrescante

Para fazer uma salada de frutas bem leve, rica em vitaminas e que ainda garante hidratação e energia você vai precisar de combinar várias opções. 

Ingredientes:

– 3 laranjas pêra;

– 1/2 abacaxi;

– 1 mamão pequeno;

– 4 bananas prata;

– 1 manga grande;

– 2 maçãs;

– 1 cacho de uvas. 

Modo de preparo:

Lave as frutas e esterilize. Descasque as maçãs e corte em cubos pequenos. Repita o processo com o abacaxi, o mamão, a manga, as laranjas e as bananas. Retire as uvas do cacho e corte ao meio. Misture tudo e coloque em potinhos individuais. Leve para a geladeira e só retire na hora de sair. Não esqueça de colocar em uma bolsa térmica para manter a refrigeração.

Dica! Para que as maçãs não escureçam, depois de corta-las em cubos, misture-as no suco de um limão.

LEIA TAMBÉM: Covid: municípios do ES abrem agendamento de vacina bivalente; saiba onde se imunizar