Saúde

Conheça a fruta que contém hormônio que facilita as contrações no parto normal

Grávidas que consomem tâmaras chegam com dilatação maior ao hospital e têm trabalhos de parto mais curtos

Foto: TV Vitória

O parto normal está passando a ser uma opção cada vez mais procurada pelas gestantes, por respeitar a hora de nascimento do bebê, pela rápida recuperação e até pela proteção que esse tipo de parto gera para os pequenos. Ao longo da gestação, a futura mãe pode se preparar para contribuir para um parto normal tranquilo. 

Você sabia que o consumo de tâmara auxilia o parto normal? A dica é da nutricionista Nicolle Fiorot, que explica que a fruta tem um componente que imita a ocitocina, hormônio que desencadeia o trabalho de parto e facilita as contrações.

“Um estudo publicado na Revista Científica de Obstetrícia e Ginecologia dos Estados Unidos mostra que as grávidas que consomem tâmaras chegam com dilatação maior ao hospital e têm trabalhos de parto mais curtos”, completa Nicolle.

De acordo com a nutricionista, a indicação é o consumo diário de pelo menos seis tâmaras para as gestantes quatro semanas antes da data provável do parto, o que reduz a chance de que seja necessário medicamentos para progressão ou indução do parto. “A indicação é ingerir seis tâmaras por dia a partir de quatro semanas antes do parto, mas as mulheres diabéticas ou com algum problema de saúde devem consultar o nutricionista antes”, alerta.

Mais dicas para o parto normal:

– Se possível, faça o pré-natal com um médico que apoie o parto normal;

– Tenha apoio de um familiar ou amigo para que seja seu acompanhante no dia do parto. Se for possível, tenha uma doula para auxiliar você, fisicamente e emocionalmente, durante o parto;

– Estude bastante sobre o tema, leia relatos e participe de grupos de apoio;

– Faça exercícios físicos, de forma supervisionada, ao longo da gravidez e não esqueça dos exercícios de fortalecimento do períneo, que facilitam o trabalho de parto;

– Não tema o parto. Ele é um processo fisiológico. Acredite no seu corpo e no seu bebê. Eles saberão a hora certa.