Saúde

Cuidados com as mãos sob uso constante de álcool gel

Dermatologista ensina como evitar o ressecamento da pele da região e, ao mesmo tempo, manter a proteção

Cuidados com as mãos sob uso constante de álcool gel Cuidados com as mãos sob uso constante de álcool gel Cuidados com as mãos sob uso constante de álcool gel Cuidados com as mãos sob uso constante de álcool gel
Foto: Divulgação

Quantas vezes por dia você tem lavado as mãos nas últimas semanas? E quanto álcool gel tem utilizado para manter-se protegido? Tais cuidados são essenciais e não podem ser minimizados, especialmente nesse momento. Por isso, o dermatologista Alberto Cordeiro sugere alguns cuidados básicos para evitar o ressecamento da pele dessa região tão exigida nesse período e que podem ser feitos em casa.

Invista na higienização das mãos. O uso do álcool em gel é extremamente importante durante esse período de pandemia, no entanto, é necessário também manter o cuidado com a pele. “O uso constante da substância pode causar uma série de danos como ressecamento e alergias”, destaca o dermatologista. 

Segundo ele, o álcool em gel é uma boa alternativa caso você saia de casa. Ao contrário, a lavagem das mãos com água e sabonete é a melhor escolha, pois prejudica menos e protege da mesma forma, especialmente em pessoas com maior sensibilidade na região e com tendência a dermatites e processos alérgicos.

Lave as mãos corretamente. Dedique sempre de 15 a 20 segundos só no ato de esfregar, use a quantidade de sabão suficiente para que a espuma cubra toda a superfície das mãos e vale lembrar também da importância de se lavar entre os dedos, o dorso e o punho. Além disso, ao usar o álcool em gel, é necessário pegar o suficiente para espalhar em toda a mão, tanto a parte de frente e trás quanto entre os dedos.

Não esqueça o hidratante. O hábito frequente de lavar as mãos e aplicar o álcool em gel pode trazer um certo ressecamento na pele, por isso, é crucial o uso de hidratantes. “Não há problemas em usá-lo após os cuidados preventivos, desde que o produto não esteja contaminado”, sugere o especialista.