Vacinação contra gripe
Foto: Freepik

Municípios do Espírito Santo e de todo o Brasil irão participar, neste sábado (18), do Dia D de Mobilização da Campanha de Multivacinação. A ação nacional acontece de forma seletiva e busca atualizar a caderneta de crianças e adolescentes até 15 anos, além de oferecer acesso a vacinas para toda a população.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), são disponibilizadas as vacinas da BCG, Hepatite B, Penta (DTP/Hib/HB), Polio inativada, Rotavírus, Pneumocócica 10 valente (conjugada), Meningocócica C (conjugada), Meningocócica ACWY (conjugada), Influenza, Covid-19, Febre amarela, Tríplice viral, Tetra viral, DTP, Hepatite A, Varicela, Difteria e tétano adulto, dTpa e HPV quadrivalente, seguindo os calendários das crianças e dos adolescentes.

Além disso, a estratégia também oferece a vacina contra o HPV a adolescentes de 15 a 19 anos que não foram imunizados e a vacina contra o Sarampo a pessoas com até 59 anos e profissionais de saúde que estejam com a situação vacinal desatualizada.

É necessário apresentar a caderneta de vacinação no momento do atendimento.

Dia D de multivacinação na Grande Vitoria

Cariacica

Em Cariacica, o Dia D da Saúde será realizado na Unidade Básica de Saúde (UBS) de Itaquari, das 8h às 15h.

Os serviços oferecidos serão:

  • Consultas médicas: saúde da mulher, criança, idoso e homem (demanda espontânea) e procedimentos cirúrgicos (agendamento prévio)
  • Consultas de enfermagem: preventivo, planejamento familiar e educação em saúde reprodutiva
  • Atendimento odontológico: palestras informativas, profilaxia dentária e distribuição de kits de higiene bucal
  • Consulta farmacêutica: dispensação de medicamentos e orientação sobre o uso
  • Atendimento psicológico: acolhimento em saúde mental
  • Serviços de vacinação
  • Teste rápido – Exame IST’s

Fundão

Em Fundão, o Dia D acontecerá, das 8h às 16h, em três pontos da cidade. Além da vacinação, outros serviços de saúde também serão ofertados.

Na Secretaria Municipal de Saúde, além da oferta das vacinas, haverá pesagem do Bolsa Família e consultas pré-agendadas. Na Praia Grande, também haverá coleta de preventivos pré-agendados.

Já em Timbuí, com atendimento na subprefeitura, a população também poderá aferir a pressão.

Guarapari

Seis Unidades de Saúde de Guarapari estarão abertas para a multivacinação. São elas: Unidade de Perocão, Adalberto, Setiba, Kubastichek, CMS (Centro Municipal de Saúde no Itapebussu) e Amarelos.

Na cidade, a ação acontece das 8h às 15h e serão ofertadas vacinas do Calendário Nacional, além de HPV, febre amarela e sarampo.

Viana

Em Viana, a iniciativa acontecerá simultaneamente, das 8h às 15h, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Araçatiba, Areinha, Bom Pastor, Campo Verde, Canaã, Eldorado, Industrial, Ipanema, Jucu, Marcílio de Noronha I e II, Nova Bethânia, Primavera, Soteco, Universal, Vila Bethânia e Viana Sede. 

Durante o dia, os moradores poderão solicitar atendimentos de mamografia, coleta de preventivo, atendimento médico, de enfermagem e serviços odontológicos, todos mediante agendamento prévio para pacientes na fila de espera.

Vila Velha

Em Vila Velha, a população poderá se vacinar, sem agendamento, nas Unidades de Saúde de Divino Espírito Santo, Vila Nova, Jardim Marilândia, Barra do Jucu, e na escola Professor Jorge Anízio Borjaille, em Santa Rita, das 8h às 15 horas, além do Boulevard Shopping Vila Velha, das 11 às 18 horas.

Vitória

13 Unidades de Saúde de Vitória oferecerão vacinas sem agendamento, das 8h às 15h.

A imunização acontecerá nas Unidades de Saúde de Jardim Camburi, Santo Antônio, Maruípe, Praia do Suá, Conquista, Maria Ortiz, Jardim da Penha, Consolação, Ilha do Príncipe, Santa Martha, Do Quadro, Jesus de Nazareth e Parque Moscoso.

Unidades de Jardim Camburi, Santo Antônio, Maruípe, Praia do Suá, Conquista e Maria Ortiz também ofertarão a vacina contra a dengue.

Quem deve se vacinar?

  • Crianças e adolescentes menores de 15 anos – Vacinas de rotina;
  • Adolescentes de 10 a 14 anos – Vacina de dengue;
  • Pessoas de 12 meses a 59 anos – Vacinação contra o sarampo;
  • Adolescentes de 15 a 19 anos – Vacinação contra o HPV.

Vacinação em todo o Estado

Todas as cidades capixabas participam da estratégia de vacinação, que segue até o dia 31 de outubro. Segundo a Sesa, mais de 350 mil doses foram distribuídas pelo Ministério da Saúde no Espírito Santo

Segundo a Sesa, 57.530 doses foram aplicadas, até o momento. A expectativa é que outras 15 mil sejam aplicadas neste sábado (18).

*Até o fechamento da matéria, a Prefeitura da Serra não havia retornado o contato. O conteúdo será atualizado em caso de novas informações

Aline Gomes

Repórter

Jornalista pela Universidade Federal de Viçosa e estudante de Publicidade e Propaganda na Unopar, atuou como head de copywriting, social media, assessora de comunicação e analista de marketing. Atua no Folha Vitória como Editora de Saúde desde maio de 2025.

Jornalista pela Universidade Federal de Viçosa e estudante de Publicidade e Propaganda na Unopar, atuou como head de copywriting, social media, assessora de comunicação e analista de marketing. Atua no Folha Vitória como Editora de Saúde desde maio de 2025.