A prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, região Sul do Estado, informou que dois casos de febre maculosa foram confirmados no distrito de Itaoca Pedra.
Segundo a prefeitura, até o momento foram confirmados três casos neste ano, além de 15 notificações. No ano passado foram 20 notificações e apenas um caso confirmado. Já em 2023 foram notificados 35 casos, com apenas uma confirmação.
A febre maculosa é transmitida pelo carrapato-estrela, encontrado em áreas rurais, margens de rios, trilhas e locais frequentados por animais como cavalos e capivaras.
A Secretaria de Saúde do município repassou orientações para prevenir a doença, veja:
- Usar roupas claras, que facilitam a visualização do carrapato;
- Optar por calças, botas e camisas de manga longa em áreas de mato ou grama alta;
- Evitar circular em locais com vegetação densa, beira de rios ou áreas infestadas;
- Utilizar repelentes adequados contra carrapatos;
- Verificar o corpo e os animais de estimação após atividades em áreas de risco;
- Remover o carrapato com pinça, sem esmagá-lo, e lavar o local com álcool ou água e sabão;
- Lavar as roupas em água fervente após uso em áreas de risco
Sintomas da doença
- Febre alta e dor de cabeça intensa;
- Náuseas, vômitos, dor abdominal e diarreia;
- Dores musculares constantes;
- Manchas vermelhas nos punhos, tornozelos, palmas das mãos e solas dos pés;
- Em casos graves: inchaço, vermelhidão, gangrena em extremidades e paralisia ascendente, que pode evoluir para insuficiência respiratória.
Buscar ajuda médica
A prefeitura alerta que é fundamental procurar atendimento médico e que o paciente informe que teve contato com carrapatos e se esteve em áreas de risco.
“A Febre Maculosa é uma doença grave e pode levar à morte se não for tratada precocemente. A prevenção continua sendo a melhor forma de proteção. A Vigilância Ambiental segue monitorando as áreas de risco e reforça a importância de que todos adotem as medidas preventivas”, informou a prefeitura de Cachoeiro.