Você já sentiu tontura, visão embaçada, fraqueza ou fadiga sem motivo aparente? A hipotensão, ou pressão baixa, acontece quando o fluxo de sangue para os tecidos diminui, fazendo com que as células não recebam oxigênio suficiente para suas atividades.
A referência universal para pressão baixa é abaixo 9 mmHg x 6 mmHg (9 por 6). Mas, nem sempre, a hipotensão é considerada uma doença, podendo ser uma característica natural do organismo.
Já as crises de queda de pressão, esses momentos em que a pessoa sente um mal-estar, podem estar associados a períodos prolongados de jejum, desidratação e uso de medicamentos. As escolhas alimentares também são um gatilho e nutricionistas apontam alguns alimentos que podem desencadear o quadro.
Hipotensão e alimentação
Segundo a mestre em nutrição e longevidade Marcella Zaché, a maior parte da literatura científica se concentra na hipertensão (pressão alta), devido a associação com risco cardiovascular.
Isso faz com que não existam protocolos nutricionais amplamente validados relacionados a hipotensão. Entretanto, alguns alimentos podem entrar para uma lista de causas da queda de pressão.
Apesar da limitação de estudos robustos, alguns alimentos e hábitos alimentares aparecem com frequência em revisões e consensos clínicos como potenciais agravantes, principalmente em indivíduos predispostos ou em situações específicas — como hipotensão pós-prandial ou ortostática.
Marcella Zaché, mestre em nutrição e longevidade e professora do Unesc
A nutricionista do Instituto Tireoide Laysla Guerra, complementa que é essencial prestar atenção aos sinais do corpo e entender o que impacta na pressão. “O que causa queda de pressão em uma pessoa pode não causar em outra. Por isso, a personalização é essencial”, completou.
Alimentos que causam queda de pressão
Refeições ricas em carboidratos simples
Alimentos como caldo de cana, grandes porções de massas, arroz branco, sobremesas açucaradas ou açaí com xarope podem causar hipotensão pós-prandial.
“O mecanismo envolve pico glicêmico e hiperinsulinemia, levando à vasodilatação esplâncnica — dilatação (relaxamento) dos vasos sanguíneos localizados no território esplâncnico, ou seja, os vasos que irrigam os órgãos do trato gastrointestinal, fígado, baço e pâncreas”, explica Zaché
Bebidas alcóolicas
Bebidas como vinho, cerveja e destilados promovem vasodilatação, podendo intensificar episódios de queda de pressão.
Cafeína e bebidas diuréticas em excesso
Pequenas doses de cafeína, como as presentes em uma xícara de café, podem causar aumento transitório da pressão arterial devido à estimulação simpática e leve vasoconstrição.
Entretanto, o consumo elevado ou frequente de café, chimarrão, chá-mate ou energéticos pode ter efeito diurético significativo, promovendo maior eliminação urinária de água e eletrólitos, o que reduz o volume plasmático e pode contribuir para episódios de hipotensão, especialmente em indivíduos suscetíveis ou já predispostos à pressão baixa.
Dietas com restrição exagerada de sal
O sódio é essencial para a manutenção da pressão arterial. Reduzir o sal de forma indiscriminada pode agravar a hipotensão, especialmente em quadros de hipotensão ortostática.
Alimentos muito ricos em potássio
Banana e água de coco, principalmente se consumidos em excesso por pessoas já propensas à hipotensão, podem levar à queda de pressão.
Chás e vegetais vasodilatadores
Chá de hibisco, suco de beterraba, rúcula e espinafre são conhecidos por reduzir a pressão em hipertensos. “Em indivíduos com pressão baixa, é fisiologicamente plausível que possam acentuar sintomas, embora não haja grandes ensaios clínicos confirmando esse efeito”, destaca Marcella Zaché
O equilíbrio é essencial
As especialistas alertam que não há regras gerais e que, apesar destes alimentos influenciarem na queda de pressão, na maioria das vezes, não precisam ser eliminados do cardápio.
“O equilíbrio é a chave! Por exemplo: uma pessoa pode tomar uma xícara de chá de camomila à noite sem problema, mas se estiver tomando ao longo do dia inteiro, pode sentir mais sintomas de tontura ou mal-estar”, ressalta Laysla Guerra.