O Governo do Espírito Santo lançou, nesta quinta-feira (07), a Rede de Atenção à Saúde Bucal (RASB-ES). A proposta é expandir e qualificar as Equipes de Saúde Bucal na Estratégia Saúde da Família (ESB/ESF), em uma estruturação regional e integrada.
O RASB-ES deve incluir a implantação de novos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs), Laboratórios Regionais de Prótese Dentária (LRPDs) e Serviços de Odontologia Hospitalar.
Além disso, o projeto prevê formação e educação permanente, fortalecimento da regulação estadual dos serviços especializados, definição de protocolos clínicos e consolidação de linhas de cuidado. As ações acontecerão em articulação com os municípios.
A Rede foi criada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) com apoio da do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), que desenvolveu o Integra RASB.
O comunicado foi feito durante uma reunião de anúncios de Ações na Área da Saúde. Além de Casagrande, também estiveram presentes o Secretário de Saúde do Estado, Thyago Hoffmann, e o coordenador geral de saúde bucal do Ministério da Saúde, Edson Hilan Gomes de Lucena.
Novas unidades odontológicas móveis
Além da RASB-ES, a Atenção à Saúde Bucal do Estado recebe outra novidade. Edson Hilan Gomes de Lucena, também anunciou que o Estado receberá 10 unidades odontológicas móveis pelo “PAC Seleção” e outros equipamentos.
Essas unidades vão para 10 municípios, esses equipamentos vão permitir que o dentista da atenção primária vá até as zonas rurais. Além disso, o Ministério da Saúde enviará equipamentos como impressora, impressora 3D e scanner para que isso facilite e amplie a oferta da prótese dentária no Estado
Edson Hilan Gomes de Lucena, coordenador geral de saúde bucal do Ministério da Saúde.
Seis unidades odontológicas serão entregues em agosto e as outras quatro tem previsão de entrega até dezembro, já os equipamentos de impressora serão entregues em setembro.
Reforma e ampliação de UBS
Outra pauta foi o repasse de verbas de R$ 1 milhão para reforma e ampliação em Unidades Básicas de Saúde (UBS) para sessenta e sete municípios do Estado.
O repasse total de R$ 67 milhões faz parte da segunda etapa do Plano Decenal APS +10 que cofinancia as obras destas UBSs. Outros 52 municípios já haviam sido contemplados na etapa anterior.
Segundo o Governo do Estado, a primeira etapa foi autorizada a construção de 108 UBSs e, até o momento, 14 foram entregues.