
Aos 39 anos, a enfermeira Maria dos Santos Machado, percebeu um pequeno nódulo na axila durante o banho. No começo, achou que não era nada, mas, em 45 dias, o caroço menor que um grão de feijão evoluiu para um nódulo de 9 cm.
No dia 28 de janeiro de 2022 veio o diagnóstico de câncer de mama triplo negativo, um dos tipos mais agressivos da doença, já em estágio avançado. Uma notícia que mudou toda sua vida.
O tratamento foi intenso e exigiu força física e emocional. Foram 16 sessões de quimioterapia neoadjuvante para reduzir o tumor, seguidas por três cirurgias: mastectomia da mama esquerda, esvaziamento axilar e, mais recentemente, a parametrização da mama direita para simetria. Após a cirurgia, enfrentei 15 sessões de radioterapia e mais seis meses de quimioterapia adjuvante.
Maria dos Santos Machado
Maria está em remissão há dois anos. Neste tempo, vem se redescobrindo como mulher e aprendendo a lidar com a vida após vencer o câncer.
A história da enfermeira e de outras 11 mulheres será retratada na 8ª edição da exposição “Você é Única”, idealizada pelo empresário Dirceu Paigel, sob o olhar da fotógrafa Thuanny Louzada. A instalação acontece entre os dias 1º e 28 de outubro, no Shopping Vitória, em comemoração ao mês de conscientização sobre o câncer de mama, Outubro Rosa.
“Queremos por meio da exposição revelar a beleza e a força de cada uma, mas também informar, alertar e conscientizar sobre o câncer de mama”, disse Dircel Paigel.
Um olhar para a rede de apoio
Mas, neste ano, além de registrar a coragem das mulheres que lutam contra a doença, o olhar da exposição também estará sobre os familiares, amigos e até animais de estimação que desempenharam um papel importante como rede de apoio.
Em um momento tão exigente como o câncer de mama, ter apoio de quem está próximo pode ser essencial até mesmo para a cura, explica Neuzimar Serafim, mastologista do Hospital Evangélico de Vila Velha (HEVV).
“Eles oferecem suporte nos momentos mais difíceis, ajudam na tomada de decisões, no comparecimento às consultas e no seguimento rigoroso do tratamento. Além disso, funcionam como uma rede de apoio que transmite segurança, confiança e esperança. Esse cuidado compartilhado dá forças à paciente para enfrentar as etapas do tratamento, que muitas vezes são longas e desafiadoras”, exemplifica a especialista.
O projeto idealizado pelo empresário Dirceu Paigel, conta com a parceria do Hospital Evangélico de Vila Velha, Hospital Santa Rita (Afecc) e o Projeto Vida, e com o apoio do Shopping Vitória.
Mulheres fotografadas
Marilene Fundão Orçai dos Santos, Dona de casa, 56 anos
Andrea Caldeira Glicerio, Técnica em Enfermagem, 43 anos
Cátia Regina Braga, Artesã, 60 anos
Ana Helmer, Gestora de RH, 40 anos
Leni Marins da Silva, Dona de casa, 62 anos
Bianca de Oliveira Amaral, Cuidadora, 47 anos
Celia Maria de Souza das Neves, Dona de casa, 51 anos
Mônica de Souza Caetano, Gerente de loja, 46 anos
Maria dos Santos Machado, Enfermeira, 43 anos
Rosidalva Gomes da Silva Muniz, Empresária, 49 anos
Cleudes Dias Vieira, Auxiliar de cabeleireira e faxineira, 34 anos
Elane Santos Dias, Empreendedora, 44 anos
Serviço
Exposição Você é Única
Período: 01/10 a 28/10
Local: 2º piso do Shopping Vitória, ao lado da Casa Bauduco