
A segunda edição do Rede Saúde Summit reuniu, na manhã desta quinta-feira (23), no Sheraton Vitória Hotel, líderes nacionais e locais para debater o futuro da medicina. O evento foi uma realização de Alice Sarcinelli, head de Saúde da Rede Vitória e CEO da As Consultoria, em parceria com a Rede Vitória, e teve como tema central “Inovação Ampliada e o Futuro da Saúde”.
“A interface entre a ferramenta e o melhor que há no humano”, destacou Alice Sarcinelli, ao descrever a importância da Inteligência Ampliada na abertura do encontro. Segundo ela, a tecnologia é um meio para potencializar a atuação humana, e não substituí-la. “O verdadeiro diferencial está na capacidade de combinar inteligência artificial e sensibilidade humana para gerar impacto positivo na saúde”, completou.
A palestra de abertura foi conduzida por Víctor Piana, CEO do AC Camargo Cancer Center, que apresentou o tema “IA na Prática: Como um Grande Hospital Está Transformando o Cuidado”. Ele destacou que a adoção responsável da tecnologia requer governança e estratégia antes da ferramenta. “Cada instituição precisa definir sua política de governança de inteligência artificial — o que pode, como pode e para quê usar. A IA deve ser usada com propósito, dados organizados e responsabilidade”, ressaltou o CEO do AC Camargo.
Em seguida, Fátima Pinho, líder de Life Sciences & Health Care da Deloitte Brasil, apresentou o Panorama de Dados e Tendências de IA na Saúde Brasileira. Para ela, o momento atual é de consolidação. “A IA não é o futuro, é o presente. Ela já está no diagnóstico, no monitoramento e no tratamento dos pacientes. As possibilidades são infinitas quando há dados qualificados e uma base organizada”, destacou.
A CEO e fundadora do Centro de Pesquisa Clínica (Cedoes), Irani Francischetto, abordou o uso da IA no desenvolvimento de novos medicamentos. Ela ressaltou que a tecnologia tem acelerado a descoberta de soluções terapêuticas. “Os algoritmos de IA têm transformando a velocidade e a precisão do desenvolvimento de medicamentos, reduzindo custos e aprimorando os resultados, nos dando mais chances de trazer com mais rapidez medicamentos eficazes para o mercado”, explicou a CEO do Cedoes.

Painel sobre IA além da Saúde
Alice Sarcinelli também mediou o painel “IA além da Saúde: Lições do Mercado para Transformar o Setor”, que contou com a colaboração de Diego Libanio, fundador do Zé Delivery, abordando logística e tecnologia, Patrícia Raya, gerente de Benefícios da ArcelorMittal, que falou sobre a visão da indústria e Cristiano Carvalho, CEO da Escola Americana de Vitória, que trouxe reflexões sobre o papel da educação na transformação digital da saúde. Durante o debate, Cristiano Carvalho destacou a importância do letramento digital. “A IA já permeia todos os setores. O desafio é aprender a utilizá-la para aprimorar o atendimento e a sustentabilidade dos negócios, tanto na educação, quanto na saúde e nos demais setores”, pontuou.
Participantes e parceiros
Entre os participantes do evento, estavam os parceiros do Saúde em Fórum, como Diego Viana, diretor regional da Athena Saúde, ressaltou a relevância da tecnologia para a eficiência do setor. “A IA é um futuro que já é presente. Ela ajuda a reduzir custos, aprimorar desfechos clínicos e garantir mais agilidade e qualidade nos tratamentos”, disse Viana.
Flávio Cirilo, CEO da QualiSaúde, também esteve presente e destacou a importância da troca de experiências proporcionada pelo evento. “A utilização da Inteligência Artificial na otimização de processos é algo que vem para transformar o serviço e o produto no setor de saúde. A aplicação dessas tecnologias ainda é novidade para muitos players, e o evento Rede Saúde Summit foi uma oportunidade valiosa para discutir temas, apresentar cases e ferramentas que demonstram como a IA pode potencializar o setor de saúde e transformar a gestão e o cuidado com o paciente”, concluiu.
Sobre a Rede Saúde
A Rede Saúde é a primeira e maior multiplataforma de conteúdos sobre saúde do Espírito Santo. Em seu guarda-chuva estão as colunas do Folha Vitória Vida Saudável, voltada para o cidadão, com artigos escritos por especialistas renomados de áreas variadas, e Saúde em Fórum, que dá visibilidade para iniciativas que transformam a saúde no Estado, além do programa Check-up Saúde, com duas temporadas por ano para a TV Vitória.
O Rede Saúde Summit também faz parte deste ecossistema e está em sua 2ª edição. O formato inspirado em grandes encontros nacionais e internacionais do setor e nasceu da necessidade de levar conhecimento para todo o mercado. Em sua primeira edição, trouxe temas como inovação, direito e tecnologia.
Na abertura do evento, o superintendente de Conteúdo da Rede Vitória, Alexandre Carvalho, destacou como o projeto Rede Saúde é um instrumento de resgate da confiança e da cooperatividade no setor.
“Precisamos conectar o setor e formar possíveis agendas juntos, trabalhando cada vez mais com cooperação. “Mesmo que haja competição, a cooperação está acima de tudo em torno do crescimento e do objetivo de melhorar a saúde da população”, destacou.
Já Alice Sarcinelli, que também é diretora-executiva do Rede Saúde Summit, ressaltou que tanto o evento quanto os demais canais do Rede Saúde, buscam manter os profissionais e a população atualizados sobre o setor da saúde.
“Somos o Estado que mais concentra médicos e dentistas. Por isso, nosso objetivo, além de conectar quem produz saúde, é trazer com o Rede Saúde Summit a visão de futuro”, conclui Alice Sarcinelli, head de saúde da Rede Vitória e CEO As Consultoria.