
Dois hospitais particulares do Espírito Santo aderiram ao programa federal Agora Tem Especialistas, que visa reduzir as filas de espera no Sistema Único de Saúde (SUS). O Hospital Vitória Apart, na Serra, e o Hospital São Bernardo Apart, em Colatina, assinaram o contrato nesta quinta-feira (11) e a previsão é que os atendimentos comecem ainda este ano.
Os hospitais são os primeiros do Estado a aderirem ao programa e terão como foco a oferta de cirurgias eletivas. Segundo Diego Viana, diretor geral da Athena Saúde, grupo responsável pelas instituições, a expectativa é de que, por mês, o Vitória Apart realize 288 procedimentos e o São Bernardo Apart realize 86, o que resultaria em 4.488 cirurgias anuais.
Nós vamos trabalhar no contraturno. Então finais de semana e horários noturnos, onde já temos as instalações e as equipes, mas não temos a demanda que as nossas salas cirúrgicas comportam.
Diego Viana, diretor geral da Athena Saúde
O contrato assinado nesta quinta-feira tem validade de 12 meses. Entretanto, a diretoria do Athena Saúde, afirmou, durante o evento que aconteceu na instituição da Serra, que tem interesse em estender a operação.
Em contrapartida à oferta dos procedimentos, as unidades receberão créditos financeiros para abatimento de dívidas federais.
Como irá funcionar a oferta
Ambos os hospitais irão ofertar aos pacientes do SUS cirurgias eletivas, ou seja, que não têm caráter de urgência. Segundo, Horácio Battistini, diretor de receita do Grupo Athena, “o grupo entendeu que a maior concentração das filas está nas cirurgias e é onde o grupo poderá colaborar mais.”
Inicialmente, serão ofertados procedimentos como hernioplastia, vasectomia e tratamento cirúrgico de varizes com a demanda variando de acordo com a possibilidade de cada unidade. (confira a lista completa de especialidades ao final da matéria)
Já a subsecretária de Atenção à Saúde do Espírito Santo, Carolina Sanches, destacou que a oferta das cirurgias seguirá uma fila de prioridade já estabelecida pelo Estado, que será responsável por confirmar os procedimentos.
“Nós vamos fazer o contato com o paciente para agendar uma consulta e os exames pré-operatórios. Por isso, o paciente deve aguardar o contato do estado para que ele seja direcionado a uma dessas duas unidades hospitalares”, explicou.
Ainda segundo a subsecretária, é essencial que o paciente na fila para cirurgia mantenha seus dados cadastrais atualizados, garantindo que o contato seja possível.
“Temos na fila de espera 3.000 pacientes que não têm os seus dados atualizados. Então, quando chega o momento de fazer a consulta ou o procedimento cirúrgico, não conseguimos contato”, complementa.
Outros 8 hospitais do ES podem aderir ao programa
Carolina Sanches ainda afirmou que outros oito hospitais do Estado estão sendo considerados para fazerem parte do programa. “Isso não significa que todos eles entrarão, mas há essa possibilidade e vontade. Estamos avaliando”.
O componente cirúrgico, que agora é fornecido no Estado, é um dos oito componentes estruturais do Agora Tem especialistas, criado em maio deste ano. O diretor do programa, Rodrigo Oliveira, destacou que a parceria com as instituições privadas é um dos pilares para a redução das filas de espera na saúde do país.
“Estamos comemorando o primeiro contrato do Espírito Santo, com dois hospitais e um volume de aproximadamente R$ 14 milhões de reais de oferta de cirurgias eletivas aqui para o estado”, pontuou.
Cirurgias eletivas oferecidas
Hospital São Bernardo Apart:
- Angioplastia coronariana com implante de dois stent
- Angioplastia coronariana com implante de stent
- Colecistectomia videolaparoscopia
- Hernioplastia inguinal/crural (unilateral)
- Vasectomia
Hospital Vitória Apart
- Colecistectomia Videolaparoscopica
- Tratamento cirúrgico de varizes (bilateral)
- Hernioplastia inguinal/crural (unilateral)
- Reconstrução ligamentar intra-articular do joelho
- Hernioplastia umbilical
- Amidalectomia com adenoidectomia
- Vasectomia
- Adenoidectomia
- Angioplastia coronariana com implante de dois stent
- Angioplastia coronariana com implante de stent