Hospital São Bernardo Apart. Foto: Divulgação
Hospital São Bernardo Apart. Foto: Divulgação

O Hospital São Bernardo Apart, em Colatina, referência em assistência hospitalar no Noroeste do Espírito Santo, recebeu pela primeira vez a acreditação ONA nível 1, concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). A certificação reconhece instituições de saúde que atendem aos padrões de segurança do paciente e qualidade da assistência prestada, de acordo com os recursos disponíveis e o grau de complexidade dos serviços oferecidos.

Com foco na segurança do paciente, o hospital passou por uma avaliação criteriosa conduzida por uma Instituição Acreditadora Credenciada (IAC), com apoio de uma equipe de avaliadores habilitada pela ONA. O processo incluiu a verificação de evidências de conformidade com os padrões do Manual Brasileiro de Acreditação em diversas áreas, como gestão organizacional, segurança na assistência e serviços de apoio.

“Receber, pela primeira vez, a acreditação ONA nível 1 é motivo de grande satisfação para toda a nossa equipe. Esse reconhecimento evidencia que estamos no caminho certo, com processos bem estruturados e um foco permanente na segurança do paciente. Ao mesmo tempo, nos impulsiona a avançar ainda mais, com o objetivo de alcançar, no futuro, os níveis 2 e 3 de acreditação. O hospital sempre foi reconhecido pela qualidade e segurança dos serviços que oferece; a acreditação vem para chancelar esse histórico, reafirmando nosso compromisso com uma assistência em saúde de excelência e com a oferta do que há de melhor para a população capixaba”, afirma Diego Viana, diretor regional da Athena Sudeste.

Sobre a ONA

A acreditação é válida por dois anos e será acompanhada por visitas periódicas de manutenção. “A certificação de uma organização de saúde por meio da acreditação demonstra que a instituição atende aos critérios exigidos pela metodologia. Em mais de 20 anos de atuação, a ONA já certificou diversas organizações de saúde em todo o país. O processo de acreditação é voluntário e educativo, não se configura como fiscalização. Durante a avaliação, todas as áreas da instituição são visitadas e mais de 1,7 mil requisitos são verificados antes da homologação da acreditação”, destaca o superintendente técnico da ONA, Dr. Péricles Cruz.

A certificação reforça o papel do Hospital São Bernardo Apart no fortalecimento da rede de saúde de Colatina e municípios vizinhos, evidenciando o compromisso da instituição com a melhoria contínua, a qualificação dos serviços e a oferta de uma assistência cada vez mais segura e eficiente à população capixaba.

UTI de alta performance

O São Bernardo Apart também é o único hospital do norte e noroeste do Espírito Santo a ter UTI de alta performance. O hospital recebeu o selo de “UTI Top Performer 2025, concedido pela Epimed Solutions em parceria com a Associação de Medicina Intensiva Brasileira (Amib). Essa certificação reconhece as instituições de saúde do Brasil que apresentam alta eficiência, com base em critérios como baixa taxa de mortalidade, tempo de permanência do paciente na unidade e utilização correta de recursos.

Athena Saúde

No Espírito Santo, o grupo Athena Saúde é responsável pela gestão do Hospital São Bernardo Apart, em Colatina, e do Hospital Vitória Apart, localizado na Serra. O Vitória Apart mantém, há mais de 15 anos, o título de hospital de excelência concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) e é o único hospital do Estado — entre públicos e privados — a possuir o selo de qualidade do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen).

A expansão do grupo inclui a abertura de uma nova unidade do Hospital Vitória Apart em Vila Velha, com inauguração prevista para março. A unidade inicia as atividades com 30 leitos de enfermaria, 10 leitos de UTI adulto, pronto-socorro adulto e pediátrico, além de centro cirúrgico. A projeção é de crescimento gradual, com capacidade para alcançar até 190 leitos hospitalares.

Os hospitais do grupo Athena Saúde também foram os primeiros do Espírito Santo a aderirem ao programa federal Agora Tem Especialistas, que permite a participação de hospitais privados no atendimento a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), mediante a concessão de créditos financeiros para abatimento de impostos futuros como contrapartida pelos serviços prestados. As unidades capixabas do grupo serão responsáveis por aproximadamente 4,5 mil procedimentos eletivos, sendo 3.456 no Hospital Vitória Apart e 1.032 no Hospital São Bernardo Apart. A expectativa é alcançar uma média de 300 cirurgias por mês.

Além da atuação hospitalar, o grupo Athena Saúde também é responsável pela operadora São Bernardo Samp, líder de mercado no Espírito Santo, com 812 mil beneficiários atendidos nas áreas de saúde e odontologia, conforme os dados mais recentes da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Alice Sarcinelli

Dra. Alice Sarcinelli é professora doutora da UFES, empresária e Head de Saúde da Rede Vitória de Comunicação

Dra. Alice Sarcinelli é professora doutora da UFES, empresária e Head de Saúde da Rede Vitória de Comunicação