Vitor Dornela, cardiologista do Hospital Vitória Apart. Crédito: Divulgação
Vitor Dornela, cardiologista do Hospital Vitória Apart. Crédito: Divulgação

O Hospital Vitória Apart, do grupo Athena Saúde, acaba de firmar uma parceria com a Neomed, plataforma de telemedicina especializada em laudos remotos de eletrocardiogramas (ECG). A colaboração marca mais um passo na integração da inteligência artificial (IA) à rotina médica, aliando tecnologia e agilidade no atendimento a pacientes com emergências cardíacas.

Com o novo sistema, laudos críticos podem ser emitidos em até cinco minutos. “A IA atua como um primeiro leitor dos exames, identificando alterações que indicam situações graves, como infarto agudo do miocárdio, arritmias severas e bloqueios cardíacos. Quando há suspeita, o caso é imediatamente priorizado por um cardiologista da equipe remota, que confirma (ou não) o diagnóstico e emite o laudo final”, explica Vitor Dornela, cardiologista do Hospital Vitória Apart.

Agilidade, precisão e democratização

O cardiologista lembra que em situações de emergência, cada minuto conta. “Com algoritmos treinados com mais de três milhões de exames previamente validados, a ferramenta tem uma precisão impressionante, funcionando como um alerta imediato para os médicos plantonistas. Essa tecnologia garante que os casos mais graves sejam identificados e tratados rapidamente, o que pode fazer toda a diferença para o paciente”, detalha.

Além de aumentar a precisão e a agilidade dos diagnósticos, há outra vantagem: a democratização do acesso à expertise cardiológica, especialmente em locais ou horários em que nem sempre há especialistas disponíveis.

“Com o uso da telemedicina e da IA, mesmo unidades de menor porte ou em horários críticos podem contar com uma análise rápida e segura. Isso reduz erros diagnósticos, encurta o tempo para intervenção e melhora o prognóstico dos pacientes. Com a plataforma digital, todos os eletrocardiogramas ficam armazenados de forma organizada e acessível para auditoria, revisão ou acompanhamento evolutivo. Isso contribui para uma medicina mais segura, transparente e baseada em evidências”, defende o cardiologista do Hospital Vitória Apart.

Tecnologia como aliada

Apesar dos avanços, o equilíbrio entre tecnologia e julgamento humano continua essencial. A IA atua como suporte diagnóstico, mas não substitui o parecer clínico do médico. A decisão final permanece com o profissional responsável, que leva em conta não apenas o exame, mas também a história clínica, sintomas e demais dados do paciente.

“Esse equilíbrio entre tecnologia e humanização é o que torna a parceria entre Neomed e Hospital Vitória Apart um exemplo moderno e eficaz de como a inovação pode estar a serviço da vida. A IA é uma aliada, não uma substituta. Ela potencializa o trabalho médico e nos permite dedicar mais tempo ao que realmente importa: o cuidado com o paciente. Estamos trazendo o futuro da medicina para dentro da nossa rotina, unindo ciência, empatia e tecnologia a favor da vida”, conclui o médico.

Alice Sarcinelli

Dra. Alice Sarcinelli é professora doutora da UFES, empresária e Head de Saúde da Rede Vitória de Comunicação

Dra. Alice Sarcinelli é professora doutora da UFES, empresária e Head de Saúde da Rede Vitória de Comunicação