
Secretaria de Saúde de Vila Velha irá promover um mutirão com 120 vagas para inserção do DIU na unidade de saúde de Ulisses Guimarães, em Vila Velha. A ação acontece no dia 18 de outubro, das 8h às 17h, e mulheres de todo o município, apartir de 14 anos, podem participar.
Mulheres interessadas em colocar o método contraceptivo podem realizar a inscrição nas unidades de saúde do município. Para participar, é preciso ter concluído o processo de avaliação, feito durante o planejamento familiar ou em consulta individual na unidade. Menores de 18 anos devem estar acompanhadas de um responsável.
O que é o DIU?
O dispositivo intrauterino (DIU) é um método contraceptivo de longa duração que é inserido no útero da paciente em um procedimento simples e rápido. Sua eficácia pode variar de 5 a 10 anos.
Segundo a obstetra, ginecologista e professora do Unesc, Mariana Rocha Galvão, há diferentes classificações de DIU, entre hormonal e não hormonal.
O DIU não hormonal libera íons de cobre que dificultam a movimentação e a sobrevivência dos espermatozoides, que não conseguem chegar aos óvulos. Já o DIU hormonal engrossa o muco cervical, dificultando a entrada dos espermatozoides e pode inibir a ovulação em algumas mulheres.
Mariana Rocha Galvão, ginecologista e obstetra
A eficácia do DIU não hormonal, em uso perfeito, é próxima a 99%. Já a eficácia do DIU hormonal chega a 99,3%.
Serviço
Evento: Mutirão para inserção do DIU
Local: unidade de saúde de Ulisses Guimarães, em Vila Velha
Data e hora: 18 de outubro, entre 8h às 17h
Inscrições: unidades de saúde do município