Você sabe quantos litros de água precisa tomar por dia? Faça o cálculo e descubra!

Saúde

Você sabe quantos litros de água precisa tomar por dia? Faça o cálculo e descubra!

Profissional ensina a calcular a quantidade de água que cada um deve beber e aponta os alimentos que podem ser nossos aliados durante o verão

Larissa Agnez

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação
O recomendado é ingerir dois litros de água por dia. A quantidade pode ser superior em dias mais quentes, e em relação ao gasto hídrico de cada pessoa. 

O verão é uma das estações mais esperadas do ano e para aproveitar os dias mais ensolarados na praia é importante tomar alguns cuidados com a saúde. Aprenda a calcular a quantidade de água necessária para se manter hidratado e também quais os alimentos que podem se tornar aliados nesse período de temperaturas tão elevadas.

De acordo com a nutricionista do Sest Senat da Serra, Milena Lucena Girardi, durante o verão é de extrema importância se hidratar bem. “Devido à alta temperatura, o organismo perde mais líquido, por isso é fundamental se hidratar tomando bastante água. Para se ter uma ideia, em média, uma pessoa deve consumir 35 ml de água multiplicado pelo seu peso. Por exemplo: quem pesa 70 kg deve consumir 70x35 = 2,450 litros de água por dia ou média de 2,5 litros por dia”, aconselha.

Outra boa pedida para quem vai curtir a praia com a família é a ingestão de frutas da época como melão, melancia, pêssego, manga, abacaxi, mamão, laranja e ameixa. Além de possuírem alto teor de líquidos, são ricas em vitamina C, que ajuda na imunidade.

Já refrigerantes e bebidas alcoólicas são grandes vilões e merecem atenção especial. "Vale lembrar que eles não substituem a água. Muito pelo contrário. Eles fazem o corpo desidratar com mais rapidez, principalmente nos dias de muito calor. Por isso a hidratação da maneira correta é fundamental para prevenir doenças típicas do verão, tais como diarreia, dores pelo corpo, insolação e a desidratação de uma forma geral".

A nutricionista reforça que é importante ficar atento à higiene e a conservação dos alimentos para evitar uma possível intoxicação. Segundo a profissional, o aumento da temperatura facilita a proliferação de bactérias podendo trazer sérios riscos à saúde. "Devido ao calor, alguns alimentos tendem a ter uma proliferação de bactérias maior, podendo estragar com mais facilidade. Prefira levar uma bolsa térmica para guardar os alimentos. Opte por sanduíches sem maionese ou ovos e tomates. Leve sucos de frutas, biscoitos de polvilho e alimentos pré-cozidos como batata doce, aipim e milho verde, todos são bem-vindos. Se for comprar quando estiver na praia, por exemplo, escolha água de coco e picolés de frutas naturais. Evite salgados fritos ou assados, frutos do mar (camarão, ostras, entre outros) e chips, pois aumentam a desidratação. Também não coma doces em excesso".