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Quantos litros de água você deve tomar por dia? Faça o cálculo da hidratação

Saúde

Quantos litros de água você deve tomar por dia? Faça o cálculo da hidratação

É preciso se pesar antes x depois da atividade física. A quantidade do peso que foi perdida é a mesma que precisa ser ingerida em água

Larissa Agnez

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação
Manter a garrafinha abastecida facilita lembrar que é necessário beber água. 

A importância de abastecer o corpo com água vai além de matar a sede. Se hidratar é importante para que todos os órgãos do corpo funcionem adequadamente, o que significa que eles precisam estar abastecidos durante todo o dia. Sentir sede, na verdade, é um sinal do corpo que ele está com falta de água e pode até mesmo, parar de funcionar. É a mesma analogia de um carro sem gasolina. A água, é o nosso combustível, por isso, beber água é extremamente importante para a saúde.

Você provavelmente já deve ter ouvido alguém dizer que é recomendado ingerir pelo menos dois litros de água por dia. Na verdade, a ingestão de água varia de pessoa para pessoa, cada um possui uma necessidade distinta.

Foto: Pixabay
Sucos naturais além de serem ricos em água, são boas fontes de vitaminas. 

Segundo pesquisas, dois litros é a quantidade de água que o nosso corpo utiliza ao longo de 24 horas para a transpiração, urina, respiração e outras funções vitais. Mas, isso muda conforme o gasto de água do corpo, um exemplo são em dias mais quentes, ou aquelas pessoas que praticam atividades físicas intensas, que transpiram muito. Nesse sentido, é necessário ingerir cerca de quatro litros de água.

A nutricionista, Marina Uvo explica que é possível realizar um cálculo para compreender o tanto de água que o corpo necessita. "Deve-se multiplicar o valor da ingestão calórica por 1 a 1,5 ml para calcular a necessidade hídrica. Um exemplo é uma pessoa com a dieta de 1500 Kcal ao dia, no caso será necessário ingerir de 1500 a 2250 ml de água, por dia", explicou.

A especialista também comenta que aqueles que praticam atividades físicas diárias devem se pesar antes e depois do treino. " A diferença no peso é a quantidade de água que foi perdida é que deve ser ingerida ao longo do dia". 

Ingestão de água durante o dia 

É recomendando que a pessoa ande sempre com uma garrafinha de água e a mantenha abastecida, assim facilita lembrar que precisa beber água ao longo do dia. 

- Água deve ser ingerida até 20 minutos antes das refeições;

- Após as refeições leves pode-se tomar água com intervalo de 40 a 60 minutos;

- Após almoço ou jantar é recomendado aguardar de 60 a 120 minutos;

- O tempo de espera após a refeição varia quando ingerimos alimentos mais leves como peixes e frutas ou mais pesados como carnes vermelhas, laticínios e gorduras;

- Vale lembrar que a água também pode ser consumida através de sucos, água de coco, chás, sopas e leite.