Saúde

O exercício físico de cada tipo sanguíneo, confira o melhor para o seu

Os perfis encontrados são caçador, agricultor, nômade e enigmático. Cada tipo tem um instinto geneticamente programado para dominar os treinos

Larissa Agnez

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação
Os perfis das pessoas do tipo O, A, B e AB são caçador, agricultor, nômade e enigmático, respectivamente. 

No livro A Dieta do Tipo Sanguíneo, escrito pelo Dr. Peter J. D'adamo, além de classificar os alimentos que são melhores e nocivos para cada tipagem, o autor também mostra a relação da prática de atividade física com o tipo sanguíneo da pessoa. Segundo ele, cada um tem um instinto geneticamente programado para dominar o estresse e o exercício físico. 

O surgimento dos tipos sanguíneos ocorreram na seguinte ordem: O, A, B e AB, que foram resultados da adaptação de cada povo as mudanças climáticas, desafios ambientais, alimentação e micróbios. Dessa forma, o tipo sanguíneo aponta característica, tendências e facilidades para cada perfil de estilo de vida e alimentação.

Em análise, devemos lembrar que o corpo humano é resultado de um processo químico e tudo que está fora do nosso corpo são reconhecidos como antígenos, que ao entrarem no organismo são recebidos, identificados e atacados por anticorpos. Quando um anticorpo ataca um antígeno chamamos a reação de aglutinação, que tem a função de aglutinar vírus, bactérias e micróbios, formando um muco que será expulso do corpo. Cada tipo sanguíneo produz anticorpos para os outros tipos de sangue diferentes do seu, prova disso é a possibilidade de doar sangue para algumas pessoas e outras não. 

A nutricionista, Estela Reginatto explica que é importante que a pessoa leve em consideração os exercícios físicos de acordo com sua tipagem, e se achar necessário buscar ajuda de um profissional para que ele possa indicar a atividade física adequada. 

Exercícios para cada tipagem 

Tipo O: Conhecido como caçador, carnívoro e guerreiro

Possui uma relação de alarme padronizada que permite explosões de intensa energia física. Pessoas do tipo O devem praticar exercícios intensos como natação, musculação, corrida, artes marciais, ciclismo, dança entre outros.

Tipo A: Agricultor, vegetariano e planejador

Atividade física recomendada para esse tipo é a leve e relaxante, como yoga, tai chi, caminhada e aeróbica de baixo impacto. 

Tipo B: Nomeado como nômade, criativo e flexível

Pessoas do tipo B devem praticar atividade moderada, preferencialmente artística, como dança, circo, tênis e corrida de baixa intensidade. A diversão na prática dos exercícios é algo que as pessoas do tipo B buscam na hora de se exercitar. 

Tipo AB: Classificado em enigma, carismático e diplomático

Atividade física recomendada: Golfe, caminhada rápida, dança, alongamento, yoga, tai chi. Se adaptam as atividades físicas diversas e gostam de mesclar os exercícios. 

Pontos moeda