Saúde

Suplementação proteica ajuda a prevenir perda muscular em idosos, diz estudo

A partir dos 70 anos, a perda muscular é progressiva e aos 80 anos, cerca de 45% dos idosos apresenta o problema

Larissa Agnez

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação
Whey protein é um suplemento de alto valor biológico, com grande concentração de proteínas e aminoácidos, obtido a partir do soror do leite. 

Certamente você já ouviu falar do whey protein, suplemento obtido a partir do soro do leite, usado por pessoas que praticam exercícios físicos. A novidade é que um estudo, publicado no jornal científico Geriatrics & Gerontology International, apontou que a suplementação com whey, após treinos de resistência, é eficaz para a prevenção da sarcopenia em mulheres idosas.

A sarcopenia é a perda da massa muscular que ocorre a partir dos 50 anos, devido ao processo natural do envelhecimento. Um estudo brasileiro apontou que a partir dos 70 anos, a perda muscular é progressiva e aos 80 anos, cerca de 45% dos idosos apresenta o problema.

Segundo o nutricionista esportivo, Diogo Círico, consultor da Growth Supplements, a perda da força muscular tem várias consequências para pessoas idosas. “Um bom funcionamento dos músculos é essencial para os movimentos corporais, assim como para manter o equilíbrio. Portanto, o risco de quedas aumenta de forma significativa nas pessoas com mais de 65 anos nos casos em que há inatividade física”.

Foto: Divulgação
Idosos que praticam atividade física e fazem uso da suplementação apresentam melhores condições físicas e de massa muscular. 

“Além da perda da massa muscular, os idosos perdem massa óssea, o que pode levar à osteoporose. Como consequência, uma simples queda pode causar uma fratura e deixar o idoso acamado ou incapacitado. Quanto mais tempo parado, maior a perda da massa muscular”, comenta Círico.

O especialista ainda complementa dizendo que o ideal é realizar atividades físicas para fortalecer os músculos e adotar medidas preventivas para a perda óssea e muscular, ainda na juventude. "Mas, também é possível começar um programa de treinamento para fortalecimento muscular depois dos 65 anos e uma ideia ainda melhor é usar suplementos, como o whey, para contribuir neste objetivo”, explica o nutricionista. 

Como foi feito o estudo?

O estudo foi feito no Japão, com 81 mulheres saudáveis, com idades entre 65 e 80 anos. O grupo foi dividido em três. O primeiro grupo realizou exercícios e usou um suplemento de whey após os treinos. O segundo grupo realizou somente os exercícios. O terceiro grupo apenas usou o suplemento de whey.

A pesquisa durou 24 semanas, com treinos feitos duas vezes por semana. A dose do whey foi de 22,3 g, sendo depois ajustada de acordo com o peso de cada participante. Os pesquisadores avaliaram a massa muscular antes e depois do estudo. Os resultados mostraram que o índice de massa muscular aumentou significativamente no grupo que praticou os treinos e usou o suplemento de whey. O mesmo grupo também apresentou melhora no aumento da força e na velocidade da marcha.

Sobre a suplementação 

O nutricionista explica que o whey protein é um suplemento de alto valor biológico, com grande concentração de proteínas e aminoácidos. “Entre os principais benefícios do whey estão o aumento do volume muscular, a potencialização da resposta na recuperação dos músculos após treinos de força e o combate à inflamação do tecido muscular”.

O processo de filtragem da matéria-prima para a produção do whey inclui processos sofisticados de extração da proteína do soro do leite, que garante um baixo percentual de gordura e de carboidrato, pontos fundamentais para reduzir o risco de desenvolver doenças crônicas, como o diabetes e a obesidade, por exemplo. De acordo com Diogo, a concentração proteica do whey chega a 80%.

“Esse estudo foi importante, pois mostrou que os idosos também podem se beneficiar do suplemento, visando ao aumento da força muscular e à uma melhor qualidade de vida. Porém, é preciso sempre procurar um médico ou nutricionista para orientação de como usar, principalmente quando falamos de idosos”, finaliza o nutricionista esportivo. 

Pontos moeda