Saúde

Cirurgião esclarece a diferença entre lipoescultura e lipoaspiração

Gordura retirada durante o procedimento pode ser utilizada para dar volume nos glúteos

Larissa Agnez

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação

Com a chegada do verão é preciso estar atento aos cuidados necessários para realizar uma cirurgia estética. O especialista plástico Adriano Batistuta conta que um dos procedimentos mais procurados, principalmente por mulheres, para garantir uma boa estética nas praias, é a lipoescultura.

De acordo com o cirurgião, para realizar o procedimento é necessário que seja feita uma lipoaspiração, que consiste na retirada da gordura em excesso de determinadas áreas do corpo, podendo, posteriormente, reposicioná-la em locais estratégicos, como glúteos, sulcos do rosto, coxas e panturrilhas, com o objetivo de melhorar o contorno corporal e dar uma aparência mais harmônica.

“A lipoescultura pode ser realizada em mulheres e homens. O tempo de duração varia de acordo com a quantidade de gordura a aspirar. De maneira geral, dura entre uma a duas horas. A anestesia utilizada por de ser local, peridural ou apenas a sedação. Depende das áreas escolhidas para retirada e enxertia”, disse o médico.

Recuperação 

" Pode durar duas semanas, como também um mês. É comum após a realização da lipoescultura que surja dor leve ou desconforto, assim como alguns hematomas e inchaço nos locais onde a gordura foi aspirada e onde foi introduzida”, disse.

As primeiras 48 horas são as que necessitam de maiores cuidados. Sendo necessário o uso de cinta elástica e de repouso. Apenas as caminhadas leves são permitidas, pois elas evitam por a formação de coágulos.

Adriano alerta que é importante ter dias reservados para o pós operatório, pois o tempo de repouso, apesar de variar de um caso para o outro, dura, em média, uma ou duas semana. Durante esses dias a pessoa também tomará alguns medicamentos e retornar ao consultório para que o médico avalie o pós-operatório, em média 15 dias após o procedimento.

Foto: Divulgação

Resultado

“Após três semanas os resultados já começam a ser notados, porém somente após 4 meses da realização do procedimento é que podemos dizer que o resultado definitivo está sendo observado. O local onde se retirou a gordura vai apresentar curvas mais definidas, enquanto no local onde se colocou a gordura, vai apresentar curvas mais redondas”, pontuou.

Os melhores resultados são aqueles observados nas pessoas que querem apenas corrigir uma gordura localizada que não foi eliminada com exercícios físicos e dieta. “Também já alcançamos resultados lindos em pessoas com falta de harmonia nas partes do corpo. Podemos dizer que são boas candidatas à lipoescultura: pessoas que possuem gordura localizada mesmo estando no seu peso ideal ou próximo dele, e, ao mesmo tempo, que tenham falta de volume em alguma outra área do corpo”, disse o médico.

É importante lembrar que nenhuma cirurgia estética deve ser realizada a fim de alcançar emagrecimento, nem mesmo a lipoaspiração. Essas cirurgias só devem ser realizadas para melhorar o contorno corporal, e retirar gordura de um local que não responde a um plano de treinos e alimentação adequado.

Pontos moeda