Saúde

Fumacê: combate aos mosquitos tem nova programação

Entre os dias 6 e 10 de janeiro, o veículo visitará mais de 60 localidades de Vila Velha

Larissa Agnez

Redação Folha Vitória
Foto: Reprodução
A OMS estima que anualmente, 50 a 100 milhões de pessoas, são infectadas pela dengue em mais de 100 países.

No Espírito Santo, são registrados 155 casos de dengue por dia, segundo informações da Secretária de Estado da Saúde. A partir desta semana, o serviço de aplicação espacial de inseticida, mais conhecido como fumacê, inicia novo itinerário em Vitória e Vila Velha

O objetivo é combater, principalmente, o mosquito Aedes aegypti, principal agente transmissor dos vírus da dengue, zika e chikungunya. A técnica utilizada é do Ultra Baixo Volume (UBV) Pesado, com um odor característico e pouca visibilidade, mas ideal para o controle desse mosquito, que tem como principal criadouro o interior dos imóveis.

Programação

Veja a programação em Vitória

Veja a Programação em Vila Velha 

Em Vila Velha, o carro passa sempre após 18 horas e, na hora da passagem, é importante que os moradores abram as janelas e as portas de suas residências para que haja uma maior eficácia na aplicação do produto.

Atenção: a rota programada poderá sofrer alterações de acordo com as demandas e com o clima, pois em dias de muita chuva o serviço não pode ser realizado.

Os locais selecionados são escolhidos pela equipe técnica do Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA) considerando as notificações de dengue, zika e chikungunya no município, o monitoramento das armadilhas que capturam os mosquitos e as solicitações recebidas pelo Fala Vitória 156.

Pernilongos

Além de combater o Aedes aegypti, o fumacê também agirá contra os mosquitos comuns, Aedes taeniorhynchus e Aedes scapularis, também conhecidos como pernilongos.

Ações

Além de usar regularmente, todos os meses, o fumacê para combater os mosquitos em Vitória, o CVSA também utiliza outros métodos para combater o inseto também na sua fase larval, utilizando larvicidas biológicos em criadouros naturais ou por meio de visitas domiciliares, que esse ano já passaram de 180 mil.

Dengue

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que anualmente, 50 a 100 milhões de pessoas, são infectadas pela doença em mais de 100 países. Cerca de 550 mil doentes necessitam de hospitalização e 20 mil morrem em consequência da doença.

Pontos moeda