Saúde

Seu cabelo está caindo? Dermatologista dá dicas de como recuperar a saúde dos fios

Perder de 100 a 200 fios por dia é considerado normal e faz parte do desenvolvimento capilar

Foto: Divulgação

Se sua escova fica cheia de fios e o ralo vive entupido, fique atenta, pois seu cabelo pode estar caindo mais do que o normal. Isso porque o que é considerado natural para a Sociedade Brasileira de Dermatologia é que caiam de 100 a 200 fios por dia. Perder mais que isso pode estar ligado a fatores genéticos, hormonais ou emocionais.

O ciclo de crescimento do fio dura, em média, de dois a sete anos, com um padrão de crescimento característico. O dermatologista Bruno Burato explica que isso acontece porque, como quase tudo em nosso organismo, o ciclo do cabelo também apresenta uma fase de nascimento, crescimento, maturação e morte.

Se você busca recuperar as madeixas com saúde, atenção para as dicas do dermatologista. A seguir, ele esclarece as principais dúvidas sobre o assunto. Confira:

Qual é a diferença de quebra e queda de cabelo?

Na quebra capilar há um rompimento do folículo piloso que geralmente é causada por produtos químicos. Já na queda, há um desprendimento do fio desse folículo, seja por uma questão fisiológica que não representa doença, ou patológica, por alguma enfermidade.

Quais as épocas mais comuns para queda de cabelo? Por que isso acontece?

No fim do verão e durante o outono, temos uma maior queda capilar. Hipóteses sugerem que o cabelo caia mais no outono para o couro cabeludo "se preparar" para ter mais fios no inverno. Outra justificativa está relacionada ao hormônio da melatonina, que aumenta à noite e diminui durante o dia. Como no verão e no outono temos dias mais longos e mais claridade, isso interfere diretamente na produção de hormônios, que é menor.

Uma das principais causas de queda de cabelo é o excesso de estresse. Por que isso acontece?

Durante períodos de estresse, temos o sono reduzido e o nível hormonal do corpo fica alterado, por isso uma maior queda dos fios. A primeira coisa a se fazer se isso acontecer é procurar seu dermatologista para avaliar se o estresse está sobreposto a uma carência nutricional. A partir daí, o médico pode indicar o melhor tratamento.

Por que é comum a perda de cabelo após o parto? Por quanto tempo essa queda é normal?

É super comum perder cabelo no pós-parto. Isso acontece porque o organismo reconhece que houve um insulto orgânico muito grande, e, com isso, os cabelos perdem vitaminas e nutrientes. Essa condição é conhecida como Eflúvio Telógeno e começa entre os dois ou três primeiros meses pós-parto. Se permanecer por muito tempo, é recomendada uma consulta com um dermatologista para descobrir qual nutriente está em deficiência no organismo. Provavelmente, a paciente iniciará medicações específicas que farão o cabelo voltar a nascer.

Um dos fatores que contribuem para a queda de cabelo é a alteração hormonal. 

Usar anticoncepcional pode acentuar a queda de cabelo?

O uso de anticoncepcionais pode, sim, alterar os níveis hormonais. Se isso acontecer, é preciso consultar um dermatologista que indique xampus, tônicos capilares ou medicamentos orais para resolver o problema.

Existem remédios e/ou suplementos que auxiliam a diminuir a queda de cabelo?

Alguns medicamentos orais, como exsynutriment, bio arct Minoxidil, finasterida e complexos vitamínicos podem diminuir a queda capilar. Mas vale ressaltar que não é recomendado usar essas substâncias de forma desordenada. Primeiro é necessário consultar seu médico para identificar qual é o tipo de queda de cabelo que você apresenta.

Alimentação está ligada à queda de cabelo?

A falta de nutrientes no organismo, como vitaminas, proteínas e minerais, podem causar o enfraquecimento dos fios e, consequentemente, levar à queda. Para manter o cabelo com um crescimento saudável é necessário ter uma boa alimentação. Inclua na sua dieta alimentos ricos em vitaminas dos complexos A, B, C e E, proteínas, ferro e bastante água.

Pontos moeda