Saúde

Após festas de fim de ano, veja onde fazer o teste da covid-19

Na Grande Vitória, 11 pontos de testagem rápida estão disponíveis para os moradores e para os turistas que visitam o Estado durante o verão

Foto: Unplash

Durante as celebrações de Natal e Réveillon, muitos capixabas aproveitaram para visitar a família e os amigos. Diante da pandemia da covid-19 e da epidemia de gripe é preciso ficar atento e redobrar os cuidados com a saúde. 

A recomendação dos especialistas é para que as pessoas que estiveram em encontros de família durante o fim de ano, e até mesmo aquelas que estão de férias para aproveitar o Verão no litoral capixaba, procurarem pontos de testagem antes de voltar a rotina.

LEIA TAMBÉM: Ômicron pode ser o vírus de mais rápida propagação da história

A estudante Beatriz Gomes mora com o pai e a mãe em Guaçuí, no Sul do Estado. Ela passou o Natal em casa com a família, mas o ano novo ela curtiu com os amigos em Vitória. Mesmo com todos vacinados, Beatriz contou que se sente preocupada ao voltar para casa.

"A gente está correndo risco. É perigoso! Você pode estar levando o vírus para casa sem saber", destacou a jovem.

Ela não sabia, mas podia ter feito o teste de detecção do coronavírus na  Rodoviária de Vitória. O exame é realizado no posto da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), das 8h às 16h. 

O capixaba Vinícius Souza trabalha em São Paulo e veio passar o fim de ano com os familiares na capital do Espírito Santo. Antes de entrar no ônibus de volta para casa, ele fez o teste de antígeno, que deu negativo. 

LEIA TAMBÉM: Covid: 2022 começa com todas as cidades do ES em risco baixo, mas ainda fora do "risco azul"

Independente de ter completado o esquema vacinal, a recomendação dos médicos de fazer o teste é para todos que se reuniram com pessoas que não são do convívio diário ou para quem apresente algum tipo de sintoma. 

Na região da Grande Vitória, são 11 pontos de testagem gratuitos disponíveis. Em Vitória, além da Rodoviária, o teste pode ser feito na Ufes, no Aeroporto e no Hospital Central. 

Em Vila Velha, o exame pode ser feito no Crefes da Praia da Costa, no Hospital Materno Infantil, em Soteco, e no Terminal de Itaparica.

Já em Cariacica, é possível fazer o exame na Ceasa e no Terminal de Jardim América. 

Na Serra, o teste gratuito está disponível no Hospital Jayme dos Santos Neves e no Terminal de Laranjeiras.

LEIA TAMBÉM: Descoberta da covid-19 completa dois anos. Veja os principais fatos da pandemia mundial

A doceira Madalice de Angeli está com sintomas gripais há alguns dias. Ela não sabe se é gripe, sinusite ou covid. Nesta segunda-feira (03), Madelice procurou um ponto de testagem rápida para tirar a dúvida.

"Estou com coriza, dor de cabeça e tive um desmaio. Fiquei preocupada e decidi vir fazer o teste. Deu negativo para a covid-19, graças a Deus", contou aliviada. 

A Secretaria Estadual de Saúde informou que prolongou a realização dos exames em pontos estratégicos do Estado até o próximo dia 31 de março. Os testes podem ser realizados em cerca de 15 minutos.

*Com informações do repórter Alex Pandini, da TV Vitória/Record TV.

Pontos moeda