Saúde

Conheça os seis principais problemas de saúde que o uso do tênis errado pode causar

Médico alerta para o risco de lesões graves

Foto: Divulgação
Para evitar problemas, especialista alerta para a realização de um exame clínico prévio, com um ortopedista, para atestar as condições dos pés, quadris e joelhos do futuro atleta. 

Exercitar o corpo é ótimo e altamente recomendado para a saúde e o bem-estar, mas para isso é preciso se equipar com roupas, acessórios e, principalmente, calçados adequados. Antes de usar aquele par de tênis que está há tempos guardado no armário, é preciso verificar ver se ele está em bom estado, se é adequado para o seu pé e se é o mais indicado para a atividade física que você deseja desempenhar. Existem modelos apropriados de tênis para os vários tipos de atividades, como corrida, caminhada, crossfit, academia e vôlei.

Se for comprar um tênis novo, contenha a tentação de comprar um baratinho. Conhece aquele ditado: o barato sai caro? Pois ele cai como uma luva quando se trata de usar tênis falsificados. Encontrados em camelôs pelo Brasil afora, os ‘piratas’ são baratos, mas podem custar caro para a saúde, causando desde bolhas nos pés até lesões graves, já que na maioria das vezes sua fôrma não é apropriada e a matérias-primas utilizadas são de baixa qualidade. O alerta é do ortopedista Vitor Trazzi, da Altacasa Clínica Médica, na capital paulista.

“Antes de mais nada, o tênis precisa ser confortável. Não se pode comprá-lo apenas pela beleza. Para caminhada e corrida, por exemplo, é preciso verificar o solado do tênis e o sistema de amortecimento, bem como o tipo de pisada de cada pessoa. Do contrário, o calçado errado pode causar danos à saúde que vão desde bolhas e unhas encravadas até os casos mais graves, como entorses e lesões em áreas como tornozelo, tendão-de-aquiles, joelhos e quadril”, explica o médico.

Muitos começam a se exercitar por conta própria, em atividades leves como a caminhada, achando que estão no caminho certo. No entanto, caminhar gera impacto sobre os pés. Durante a prática, cada pé suporta uma massa equivalente ao peso do indivíduo multiplicado por 1,19. Em ritmo lento, os pés de uma pessoa de 80 quilos, por exemplo, sustentam 95,2 kg. Já em passadas mais intensas, esse impacto aumenta duas a três vezes e as articulações podem precisar suportar até 240 kg. O uso de tênis adequado diminui esse impacto no solo, por meio dos sistemas de amortecimento.

Mas os amortecedores dos tênis falsificados são, em geral, de plástico, pouco flexíveis, ineficientes. Assim, todo o impacto vai diretamente para as articulações dos pés, aumentando o risco de fraturas. Por isso é preciso comprar tênis de qualidade, em lojas legalizadas.

É necessário ter atenção também ao seu tipo de pisada. Para evitar lesões, o especialista Vítor Trazzi, aconselha a realização de um exame clínico prévio, com um ortopedista, para atestar as condições dos pés, quadris e joelhos do futuro atleta. Além disso, orienta que no momento da compra se faça o chamado teste de pisada, que já é oferecido em muitas lojas de artigos esportivos. Nossa pisada pode ser pronada - a parte interna do pé toca primeiro o solo -, supinada - o toque no chão acontece primeiro do lado externo do pé -, ou neutra - o pé toca o solo em linha reta até a elevação do dedão.

“Um exame clínico é indispensável, pois se a pessoa tiver algum problema e precise corrigir a pisada, indicamos um calçado específico ou palmilhas ortopédicas, que podem ser colocadas no tênis”, esclarece o ortopedista da clínica Altacasa.

Veja abaixo os principais problemas de saúde que podem ser causados quando o impacto dos movimentos do corpo não é devidamente amortecido pelo tênis:

Fascite plantar – dor forte na sola do pé, principalmente no calcanhar;

Metatarsalgia - dor na parte da frente do pé;

Tendinite – Inflamação nos tendões, que acontece mais comumente nos tornozelos;

Dor na coluna – pode acontecer tanto pelo calçado com amortecimento inadequado quanto por desequilíbrio postural. O uso de palmilhas pode ajudar a equilibrar o corpo;

Dor no joelho – muito comum em atividades de alto impacto e quando se tem a pisada errada. Além de mudar o calçado, é importante corrigir os passos e fortalecer a região;

Dor muscular – causada por movimentos errados que causam sobrecarga nos músculos, que muitas vezes, não estão preparados para realizar tais atividades.

Pontos moeda