Saúde

Sem glúten, integral ou tradicional: qual o melhor macarrão para a saúde ?

O que difere os tipos de macarrão é a fórmula do alimento e a forma como ele é preparado na fábrica. Diferentes cereis dão origem ao alimento

Larissa Agnez

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação
Diferença entre os macarrões está no tipo de cereal que dá origem ao alimento e a forma como é preparado. 

O macarrão é um prato popular e apreciado por muitos brasileiros. Servido com diferentes molhos e carnes, a massa italiana tem sido recriada por meio de diversos cerais, com o propósito de tornar o alimento mais saudável. E uma dúvida comum entre os adeptos da alimentação balanceada é qual o tipo de macarrão é mais saudável e qual a diferença entre eles. 

O médico Wesley Schunk explica que o que difere os tipos de macarrão é a fórmula do alimento e a forma como ele é preparado na fábrica. Confira abaixo a explicação do especialista. 

Macarrão tradicional: É feito com farinha de trigo que passa por um processo de refinamento. "Nesse processo o macarrão perde algumas características originais e são adicionados conservantes no alimento. Isso faz com que ele perca nutrientes e não se torne benéfico para a saúde", disse o médico. 

Macarrão integral: É feito do trigo em forma integral, como o próprio nome já diz. "Durante o processo de fabricação deste alimento, o macarrão tem as características do cereal preservadas. Além disso, é rico em vitaminas, principalmente do complexo B, possui minerais e tem fibras solúveis, o que auxilia o processo de digestão e o processo intestinal", comentou Schunk. 

Macarrão sem glúten: Ele é feito da farinha de outros tipos de cereal como quinoa, arroz que é o mais comum, pode ser feito também de abobrinha, palmito e feijão. "Quando feito desses alimentos não tem glúten, o que faz o macarrão ser muito mais saudável.  O glúten é um grande problema para o surgimento de doenças intestinais, autoimune e em algumas pessoas, apresenta reação alérgica. É comprovado na medicina que o glúten é uma substância nociva a saúde", destacou o médico.

Wesley ainda complementa que qualquer pessoa que retira o glúten do cardápio tem uma melhora substancial na saúde.

Dessa forma as melhores fórmulas que devem ser escolhidas pela população são o macarrão integral e sem glúten. É importante também que as pessoas estejam cientes que todo alimento consumido em excesso é prejudicial a saúde, e que para um cardápio saudável é preciso ter no prato, diariamente, alimentos ricos em vitaminas, proteínas e carboidratos bons. Alguns exemplos são: azeite, carne de peixe, frango, batata doce, inhame, folhas verdes, legumes, entre outros.





Pontos moeda