Saúde

Proteção: é necessário usar protetor solar em ambiente fechado? Confira!

Radiação de luz visível pode acelerar o processo de envelhecimento da pele

Foto: Divulgação
Filtro solar é a melhor maneira de proteger a pele contra os raios solares. 

Você já deve ter ouvido este conselho: “Está saindo de casa? Não esqueça de passar protetor solar”. O filtro é realmente um grande aliado na prevenção do câncer de pele. Mas não só isso. O uso do protetor solar em ambientes fechados tem outras vantagens. A dermatologista Ivana Garcia, explica. 

“Com relação à radiação da luz visível – das lâmpadas, ou a radiação até digital do computador ou do celular –, existe sim um prejuízo para pele principalmente na questão de envelhecimento e de surgimento de manchas. Então não está relacionado tanto ao câncer de pele e sim aos cuidados que a gente deve ter com pele com relação ao surgimento de manchas, ao envelhecimento, rugas. Para esses cuidados aí sim vai usar também o protetor solar no ambiente fechado”, disse a dermatologista. 

A exposição excessiva ao sol pode ter graves consequências, a insolação é uma delas. O protetor solar é um grande aliado na prevenção de doenças de pele. De modo geral, recomenda-se a reaplicação do filtro solar a cada 2 horas ou após longos períodos de imersão na água. É importante reaplicá-lo 15 a 30 minutos antes da exposição sol. É fundamental aplicar uma boa quantidade do produto, o equivalente a uma colher de chá, para rosto, cabeça e pescoço. Para o corpo, a medida seria o correspondente a três colheres de sopa.

Além do protetor, é indicado o uso de barreiras físicas, como roupas, chapéus, óculos com lentes com proteção UV e guarda-sol. A proteção labial deve ser feita com balm, com protetor solar com FPS 30 no mínimo. O dermatologista é o profissional indicado para receitar o melhor tipo de produto para cada pessoa, sempre considerando as necessidades e particularidades da pele.

Pontos moeda