Saúde

Tratamento gratuito para crianças com atraso de desenvolvimento neuropsicomotor

Para ter acesso ao serviço, é preciso entregar laudo de neuropediatra em uma unidade básica de saúde

Foto: Divulgação / Prefeitura de Cachoeiro

Em Cachoeiro, crianças com atraso do desenvolvimento neuropsicomotor podem contar com acompanhamento especializado gratuito na sede local da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), no bairro São Geraldo. O serviço é fruto de convênio proposto pela prefeitura, que faz o encaminhamento dos pacientes por meio das unidades básicas de saúde (UBS).

O atendimento interdisciplinar conta com fisioterapeuta, fonoaudiólogo, psicólogo e assistente social. Prioritariamente, é destinado a crianças de até 3 anos de idade com diagnóstico de retardo mental leve, moderado, grave ou profundo; autismo; síndromes de Rett e de Asperger; e paralisia cerebral, entre outros.

Ainda assim, também é garantido ao público infantil acima da faixa etária preferencial que apresente uma das disfunções que demandem esse tipo de tratamento.

Para ter acesso ao acompanhamento, explica a secretária municipal de Saúde, Luciara Botelho, os pais devem, primeiro, levar o filho ou filha a um neuropediatra (disponível no Centro Regional de Especialidades), que verificará a necessidade desse atendimento.

“Depois, basta ir à unidade básica de saúde mais próxima e agendar consulta com um clínico geral para entrega da prescrição do neuropediatra. A unidade, então, faz o encaminhamento para a Apae. A entidade agenda as sessões de acompanhamento de acordo com a necessidade de cada paciente”, esclarece.

Às unidades de saúde de Cachoeiro funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h.

Pontos moeda