Saúde

Acne atinge mais da metade da população adulta e 90% dos adolescentes

Quando não tratado corretamente na adolescência, o problema pode se estender para a fase adulta

Foto: Pixabay
Alimentação também pode ser responsável pelo aparecimento das inflamações. 

A acne é um problema que atinge mais de 90% dos adolescentes, no entanto, os adultos não estão livres dela. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a acne atinge 56,4% da população adulta. Além disso, é o motivo que mais leva pessoas a buscarem tratamentos de pele.

A acne é uma lesão causada pela produção excessiva de sebo, vinda da glândula sebácea. Esse acúmulo de oleosidade, acaba obstruindo os poros, aumentando a quantidade de bactérias, o que resulta em cravos. Quando eles inflamam, é chamado de espinhas. 

A pele oleosa tem uma produção maior de sebo, por isso, é o tipo de pele que mais costuma sofrer com o surgimento de acnes, pois, seus poros são mais dilatados, apresentando um aspecto brilhante e úmido.

A puberdade ocorre cada vez mais precocemente: dos 09 aos 15 anos, e é justamente nessa fase que o aparecimento de acnes se torna mais comum. Adélia Mendonça, que é especialista em dermocosméticos, lembra que os cuidados básicos são os mesmo para qualquer idade. Além disso, há adultos que não cuidaram das acnes na adolescência, então, o processo se estendeu até a fase adulta, por não ter tido o procedimento correto.

Cuidados diários

Adélia Mendonça aponta que para evitar acnes, a higienização diária é muito importante. “Ela irá eliminar o excesso de oleosidade, desobstruir os poros e evitar que as sujidades fiquem acumuladas, prevenindo o aparecimento de acnes. Outro cuidado importante é a hidratação. Quando a pele precisa ser hidratada, ela acaba produzindo mais sebo para que haja a hidratação natural da pele, que, por fim, gera também o indesejável aparecimento de acnes. Por isso, o uso de hidratante, ao contrário do que muitos pensam, é importante para evitá-las, pois irá hidratar a pele, deixando-a nutrida e impedindo o excesso de oleosidade”, esclarece.

Cuidados com alimentação

A alimentação impacta diretamente no aparecimento das acnes. Alimentos ricos em gordura e açúcar causam o surgimento delas. Algumas dicas são: evitar refrigerantes, condimentos e frituras. Além disso, ter o intestino regulado reflete em um bom funcionamento do organismo, o que também influencia na diminuição do aparecimento das acnes.


Pontos moeda