Saúde

AVC em jovens: complicações cardíacas são uma das causas

A patologia é uma das principais causas de morte e incapacidade adquirida em todo o mundo

Larissa Agnez

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação
No Brasil o AVC é responsável por uma em cada dez mortes em adultos. 

Você provavelmente já ouviu falar no Acidente Vascular Cerebral, popularmente conhecido como AVC, doença que acomete principalmente pessoas idosas devido coágulos nas artérias ou ruptura das placas sanguíneas. Mas, e quando ele ocorre em uma pessoa jovem, com vida ativa, saudável e que pratica atividades físicas, qual será a causa? Problemas cardíacos são alguns dos responsáveis.

Um exemplo é o Forame Oval Patente (FOP), o problema acomete ¼ da população jovem, sendo um dos principais motivos de AVC neste público. O cardiologista do Grupo Meridional, José Ayrton Arruda, explica que durante a nossa vida, antes do nascimento (dentro do útero) o sangue passa diretamente do lado direito para o lado esquerdo do coração sem atravessar os pulmões, já que nesta fase não respiramos ar ambiente. Após o nascimento essa comunicação, na maioria das vezes, se fecha espontaneamente em algumas horas.

Foto: TV Vitória

Porém, segundo o cardiologista, a comunicação pode permanecer aberta na vida adulta. "Na grande maioria das vezes essa persistência não causa problemas clínicos, mas pequenos coágulos podem atravessar diretamente para o lado esquerdo do coração e causar fenômenos embólicos com significativa repercussão, como o AVC".

Caso

Um exemplo é o caso do professor de telecomunicações do Ifes, Maxwell Monteiro, que já sofreu duas vezes um AVC. O primeiro foi aos 38 anos e o segundo recentemente, aos 45 anos. "Eu senti uma dor de cabeça muito forte, perda de sentidos e força física. Cheguei a cair no banheiro de casa, tinha a esperança que ia me levantar, mas não conseguia mover os membros. Se não fosse a minha esposa, que chamou o socorro, talvez eu tivesse ficado no banheiro de casa mesmo", disse o professor.

Foto: TV Vitória
Maxwell Monteiro, de 45 anos,  já sofreu duas vezes um AVC.

Após sofrer o primeiro acidente AVC, Maxwell descobriu a causa, o problema congênito, que nasceu com ele, o FOP. O cardiologista do Grupo Meridional, explica que em uma linguagem mais simples, o FOP é um buraquinho no coração. "Esse buraquinho é extremamente necessário durante a vida embrionária. Para melhor entender a doença, devemos pensar na formação de coágulos nas pernas, em veias profundas ou dentro da barriga. Eles caminham por essas veias por seus trajetos naturais e se esse buraquinho estiver aberto ou patente, ele atravessa do lado direito para o lado esquerdo e pode atingir a circulação cerebral", explicou o especialista.

Dados

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo, em 2016 foram registradas 2.538 internações e 332 óbitos por AVC no estado, em 2017 foram 2.618 internações e 354 óbitos pela mesma doença.

Foto: TV Vitória
José Ayrton Arruda, cardiologista do Grupo Meridional, durante entrevista para a TV Vitória. 

O AVC é uma das principais causas de morte e incapacidade adquirida em todo o mundo. No Brasil é responsável por uma em cada dez mortes em adultos. E o número de jovens que passam pelo problema, vem surpreendendo até mesmo os médicos. "Em geral, o jovem é extremamente saudável, tem vida ativa, vida profissional, esportiva e de uma hora para a outra ele se queixa que 'perdeu' um lado da visão, teve uma paralisia ou perda de força, e pensa que não é nada, que é um estresse. Muitas vezes é de forma transitória, mas é preciso estar atento porque esses sinais alertam que é preciso procurar um hospital", finalizou o cardiologista. 

O Jornal da TV Vitória preparou uma série com três reportagens especiais sobre o Acidente Vascular Cerebral em Jovens. Abaixo, você confere o primeiro episódio que fala sobre o Forame Oval Patente. 


Pontos moeda