Saúde

Alimento que auxilia no desenvolvimento cognitivo das crianças

Expressiva quantidade de colina, vitaminas e minerais favorecem o desenvolvimento dos pequenos

Larissa Agnez

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação
O ovo é um alimento saboroso, muito apreciado pela maioria das crianças e que pode favorecer um crescimento saudável. 

A colina é um daqueles nutrientes que receberam reconhecimento pelo Institute of Medicine e é considerada uma vitamina do complexo B. O nutriente essencial participa de processos biológicos, como desenvolvimento neural, sinalização celular, transmissão do impulso nervoso, transporte e metabolismo de lipídios.

Além de muitas outras vantagens nutricionais, o ovo possui uma quantidade expressiva de colina, cerca de 113 mg por unidade.

A presença da colina no ovo relaciona o alimento com o desenvolvimento do feto e das crianças. O fato é lembrado por Lúcia Endriukaite, nutricionista do Instituto Ovos Brasil: “A colina é um nutriente importante para a formação da acetilcolina, um neurotransmissor e uma molécula de sinalização celular não neuronal que é importante para a memória, o humor, o controle muscular e outras funções do cérebro e do sistema nervoso”.

A profissional completa ressaltando que a colina atua no fechamento do tubo neural e no desenvolvimento cerebral do feto com a formação do centro da memória. Após o nascimento, a intensa biossíntese de membranas cerebrais requer um aumento das necessidades de colina nos primeiros anos de vida, devido ao desenvolvimento próprio da idade e que pode ser eficiente ao longo da vida

As vantagens do ovo para o desenvolvimento dos pequenos não param por aí: A luteína é outro ingrediente do alimento – um carotenoide- relacionado ao combate de radicais livres e importante para o desenvolvimento da criança. Apesar da pesquisa cientifica apoiar o papel da luteína na saúde visual, evidências sugerem que a luteína desempenha papel importante na cognição ao longo da vida.


Pontos moeda