Saúde

Cuidados renais: saiba o quanto de água uma criança deve ingerir

Os cuidados devem começar desde cedo, estimulando a criança a beber água, comer de forma saudável e praticar atividades físicas

Larissa Agnez

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação
Estimular a ingestão de água nas crianças é importante para evitar doenças dos rins, mas também desidratação e gastroenterite. 

Existem diversas maneiras de cuidar da saúde dos rins das crianças, que deve começar desde a primeira infância. Uma das possibilidades é a quantidade de água que deve ser ingerida, de acordo com a idade.

A nefrologista pediátrica da Ciame, Mariana Raminho, explica que após os 06 meses de idade da criança, varia muito a quantidade de água que deve ser ingerida.

O ideal é que de 6 a 12 meses de idade as crianças tomem, em média, de 800 ml a 1 litro de água por dia. De 1 a 3 anos, o volume passa para 1,3 litros. Já dos 4 aos 8 anos, a orientação é que o consumo seja de 1,7 litros”, afirmou.

Outro método é o controle da alimentação. Lembre-se de não deixar que os pequenos exagerarem no sódio, com comidas ricas em sal e temperos. Aumente a ingestão de água e o estímulo da prática de esportes, para ajudar no funcionamento dos rins.

Dicas de alimentos

Foto: Divulgação

Alguns alimentos, inclusive, ajudam no trabalho dos rins. São eles: Couve-flor; Alho; Cebola; Maçãs; Cranberries; Mirtilos; Pimentão vermelho; Repolho; Framboesa; Morango; Cereja; Uva; Clara do ovo; Peixe; Azeite; Melancia; Suco de limão, Abóbora; Gengibre; Cúrcuma; Folhas de Leão; Urtiga; Salsa; Raiz de Marshmallow; Zimbro; Milefólio; Trevo Vermelho, entre outros.

“A alimentação é uma das principais formas de ajudar no funcionamento da atividade renal. Quanto menos sódio obtiver a comida e mais água por ingerida, melhor para as crianças. Fast food e produtos industrializados podem até ser mais rápidos e práticos, porém isso prejudica a saúde das crianças e adolescentes que estão em sua fase de crescimento”, esclareceu a médica.

Pontos moeda