Saúde

Hábitos saudáveis são capazes de prevenir 40% dos casos de câncer

31 de março é o Dia da Saúde e Nutrição. A oncologista Juliana Alvarenga alerta sobre a importância do cuidado com a saúde e com a nutrição na prevenção da doença

Larissa Agnez

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação

Além de provocar uma série de malefícios para o corpo, o sedentarismo aumenta o risco de desenvolver doenças crônicas, entre elas, o câncer. Daí a importância da prática de atividades físicas e de uma dieta equilibrada para quem busca ter uma vida mais saudável e combater o risco de desenvolver doenças crônicas. No dia 31 de março, é celebrado o Dia da Saúde e Nutrição, dois aliados importantes para a prevenção do câncer.

De acordo com uma análise da American Society of Clinical Oncology 2018, um dos eventos mais importantes da oncologia contemporânea global, a alimentação balanceada e a prática regular de exercícios físicos são capazes de prevenir 40% dos casos de câncer.

Segundo Juliana Alvarenga, oncologista do Centro Capixaba de Oncologia (Cecon), do Grupo Oncoclínicas, pesquisas recentes demonstram que uma dieta pobre em nutrientes e o sedentarismo são fatores de risco para vários cânceres, entre eles, intestino, endométrio, próstata, pâncreas e mama.

A oncologista destaca que atividade física diária já faz a diferença. “Recomendo a prática de pelo menos 150 minutos de intensidade moderada ou 75 minutos de intensidade vigorosa por semana”. 

Dicas

Outras pequenas ações do cotidiano também são formas de fazer exercício. Algumas dicas são: trocar as horas na frente da televisão por atividades prazerosas sempre vale a pena. Leve o cachorro para passear, caminhe pelo bairro, cuide do seu quintal e jardim, brinque com seus filhos e netos. Adotar a bicicleta como meio de transporte, descer alguns pontos antes ou depois e trocar o elevador pelas escadas são algumas outras escolhas saudáveis.

Pontos moeda