Saúde

'Pode provocar lesões e até hemorragia', diz especialista sobre uso incorreto de patinete

Patinetes provocam mais acidentes que bicicletas

Foto: Divulgação / Pexel
Novo meio de transporte foi incorporado recentemente em Vitória. 

Um novo meio de transporte já faz parte do cenário das grandes cidades: o patinete. Porém, apesar de muitas pessoas enxergarem a nova moda como brinquedo, alguns cuidados são fundamentais para não sofrer lesões em caso de queda.

O preço baixo e a facilidade de locomoção são grandes atrativos. O problema é que o patinete pode chegar a 20 km/h e ainda não tem regulamentação. Assim muita gente o utiliza sem tomar cuidados básicos. O resultado é o registro de acidentes que podem provocar lesões em órgãos internos e até hemorragia. "O mais comum é machucar punhos, cotovelos e ombros. Mas a queda pode ocasionar traumatismo craniano e sangramentos internos", explicou o ortopedista Thanguy Friço.

Para se ter uma ideia, um estudo americano realizado na Califórnia, primeira cidade do mundo a disponibilizar patinetes elétricos para aluguel, revelou que mais de 250 pessoas receberam atendimentos por conta de lesões com os veículos em um ano. "O número é maior do que o de acidentes com bicicletas. Apenas 4% dessas pessoas feridas estava usando capacetes", acrescentou o especialista.

Pontos moeda