Saúde

Saiba como ter mais energia para aproveitar a folia

Aquecimento e alongamento podem ser fundamentais para evitar dores no corpo após a folia

Foto: Reprodução
Instrumentistas sentem mais o cansaço da folia por carregar por um longo período materiais musicais. 

Antes de cair na folia é preciso estar preparado para aguentar as longas caminhadas atrás dos bloquinhos, o empurra-empurra e as dancinhas, por quatro dias seguidos. Para aproveitar ainda mais, sem dores nas costas, pernas ou panturrilhas, o profissional de educação física, Nei Robson, preparou algumas dicas para os foliões.

No dia do Carnaval duas coisas são fundamentais: aquecimento e alongamento. “O aquecimento deve ser praticado antes de entrar nos blocos ou desfile. Alguns eventos exigem do corpo um desgaste semelhante ao de uma atividade física, por isso é importante se aquecer. O aquecimento aumenta a frequência cardíaca gradualmente, aumentando a oferta de oxigênio para os músculos. Essas adaptações elevam a temperatura corporal e tornam os tecidos mais flexíveis, melhorando a performance durante os estímulos e diminuindo os riscos de lesão”, destaca. Correr, pular corda, fazer polichinelo, são algumas das formas possíveis de aquecer o corpo indicadas pelo profissional.

Após a maratona de bloquinhos, alongar, sobretudo os músculos inferiores, que são os mais exigidos, pode ajudar na recuperação muscular. Segundo Nei Robson, o procedimento promove relaxamento. “Neste caso, como o objetivo é promover relaxamento, soltar a musculatura, o recomendado é que se faça um alongamento leve, de menor amplitude articular, atendendo ao objetivo de realmente contribuir para restabelecer a condição de recuperação muscular, sem causar dor ou desconforto. Pelo contrário, ele promove alívio”, afirma.

Aquecimento antes do bloquinho ou desfile

Dar uma corridinha, pular corda, fazer polichinelo pode ajudar os músculos a aquecerem e estarem mais preparados para a folia, que muitas vezes se equipara a uma atividade física.

Terminou a folia do dia? É hora de alongar

O alongamento aqui tem o objetivo de promover o relaxamento dos músculos e evitar dores. O ideal é fazer algo leve e dar mais atenção a coxas, panturrilhas, lombar, que são áreas mais exigidas.

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