Saúde

Esgotamento profissional: você passa por isso?

Autocuidado pode combater a síndrome de Burnout, doença causada pelo excesso de trabalho que pode gerar até depressão

Foto: Divulgação

Acordar, ir ao trabalho, voltar para casa, dormir. Esse é o resumo da rotina da grande maioria das pessoas que direcionam toda a energia para o trabalho. O objetivo é aumentar a produtividade e ascender economicamente. Mas, o excesso pode trazer prejuízos físicos e psicológicos. O distúrbio causado pelo esgotamento profissional é conhecido como síndrome de Burnout.

Cerca de 30% dos trabalhadores brasileiros sofrem da síndrome, de acordo com a International Stress Management Association (ISMA). Trata-se de um problema comum no mercado de trabalho competitivo, uma vez que profissionais atuam sob grande pressão para superar as expectativas do contratante. Assim, a autocobrança e a carga de trabalho extrapolada são frequentes.

Os sintomas incluem insônia, dor de cabeça, esgotamento físico e mental, pressão alta, podendo acarretar até em depressão. A síndrome de Burnout prejudica não apenas o âmbito profissional, mas todas as outras áreas da vida. Por isso, o melhor remédio para combater a doença reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), é a prevenção, ou seja, abrir um espaço, em meio à rotina, para desacelerar.

Autocuidado

“Até que ponto a vida profissional está consumindo a vida pessoal?”, questionou a terapeuta Stéphanie Brasil. “Para se sair bem no trabalho e nas outras esferas da vida, é preciso equilíbrio. Por isso, dedicar um momento do dia ao autocuidado é primordial para a saúde mental”, completou.

A especialista explicou que muitas pessoas relacionam o autocuidado com a saúde física, mas se esquecem da mente. “Ter um corpo bonito de nada adianta se a mente não está bem. Corpo e mente estão em total sintonia, por isso um reflete a situação do outro”. Em outras palavras: o pessoal e o profissional são dois lados de uma mesma moeda, por isso é preciso haver equilíbrio.

Ter um tempo dedicado a si próprio garante mais qualidade de vida e bem-estar, fatores que refletirão diretamente no desempenho profissional. Além do mais, o autocuidado é um forte aliado para evitar a síndrome de Burnout.


Pontos moeda