Saúde

Fumaça do cigarro pode prejudicar a visão das crianças, revela estudo

Além de problemas respiratórios e cardiovasculares, o tabaco também pode comprometer a saúde ocular das crianças

Foto: Divulgação

Os males do tabagismo não afetam somente pessoas que fazem uso do cigarro, mas também as que estão perto ou convivem com quem fuma. Quando os fumantes passivos são crianças, o perigo pode ser ainda maior. Além de problemas respiratórios e cardiovasculares, o tabaco também pode comprometer a saúde ocular das crianças. 

Um novo estudo realizado em Hong Kong, na China, mostrou que crianças com menos de 6 anos expostas à fumaça do cigarro apresentaram sinais de lesões nos olhos decorrentes do tabagismo passivo.

Uma das partes do olho mais afetada pela fumaça de cigarro é a coroide, que é uma densa rede de vasos sanguíneos localizada na parede ocular. A coroide fornece oxigênio e nutrição à retina. Esse estudo realizado na China mostrou que crianças expostas ao tabagismo estavam com a coroide mais fina.

“Esse afinamento da coroide provoca a diminuição da vascularização e, consequentemente, menos oxigênio no tecido ocular. Com isso, a retina pode sofrer danos que levarão ao comprometimento visual na idade adulta”, explicou a oftalmologista infantil Iara Tavares.

Os pesquisadores de Hong Kong analisaram 1.400 crianças e descobriram que as que eram expostas ao fumo passivo apresentavam coroides significativamente mais finas em comparação às que não eram expostas à fumaça do cigarro.

“O ideal é não fumar, mas quem faz uso do cigarro não deve fumar em casa, tampouco na presença de crianças. É importante também não levar os filhos a lugares frequentados por fumantes, já que não temos como controlar os hábitos das pessoas”, orientou Iara Tavares, que é especialista em estrabismo.

A especialista explicou, ainda, que outros problemas oculares também podem ser provocados pela fumaça do tabaco, como lacrimejamento, olho vermelho, ardência e coceira.

“Essa pesquisa é mais um alerta de que o cigarro faz muito mal à saúde e mais um motivo para abandonar esse hábito nocivo e não expor as crianças à fumaça”, afirmou a oftalmologista infantil.

Pontos moeda