CORONAVÍRUS

Saúde

Novos sintomas: perda do olfato e paladar pode ser sinal de coronavírus

Médicos relatam casos de pacientes que testaram positivo para covid-19 e que não sentem cheiros e sabores

Foto: Divulgação

Tosse seca, febre e falta de ar. Esses são os principais sintomas de quem está com o novo coronavírus. Contudo, estudos recentes descobriram que existem outros indicativos de que um paciente está contaminado, como a perda do olfato e do paladar.

A Academia de Otorrinolaringologistas dos EUA orienta que esses sintomas são um sinal de alerta e podem ser suficientes para os médicos fazerem o isolamento do paciente, desde que não seja um caso de alergia ou sinusite, por exemplo.

Uma matéria do jornal norte-americano cita ainda um estudo da Coréia do Sul que revelou que 30% de uma amostragem de dois mil pacientes apresentaram resultado positivo para o covid-19 relataram a dificuldade de sentir cheiros e sabores.

"Queremos realmente conscientizar que isso é um sinal de infecção e que qualquer pessoa que desenvolva perda do olfato deve se isolar", escreveu em um email a professora Claire Hopkins, presidente da British Rhinological Society. "Isso poderia contribuir para diminuir a transmissão e salvar vidas".

Segundo reportagem publicada New York Times, os médicos italianos que atuaram nas áreas mais afetadas pela doença relatam casos de pacientes que testaram positivo e que tiveram a perda de paladar e de olfato. Além disso, apesar desses sintomas, pessoa ainda tinha a aparência saudável e sem tosse ou febre.

FONTE: Portal r7

Pontos moeda