Saúde

Covid-19: ES registra a menor taxa de transmissão desde o início da pandemia

Na semana epidemiológica entre os dias 11 e 18 de fevereiro, o indicador ficou em 0,3 no Estado

Gabriel Barros

Redação Folha Vitória
Foto: YVES HERMAN

O Espírito Santo registrou em fevereiro a menor taxa de transmissão para a covid-19 desde o inicio da pandemia, em março de 2020. De acordo com dados divulgados nesta sexta-feira (11) pelo Instituto Jones do Santos Neves, entre os dias 11 e 18 de fevereiro o indicador ficou em 0,3. Isso significa que, em média, dez pessoas infectadas podem contaminar outras três. 

O menor índice, até então, havia sido registrado em agosto de 2020, quando a taxa ficou em 0,68. No inicio deste ano, o índice chegou a 3,75 no Estado. O número foi o maior registrado desde abril de 2020, quando o Instituto começou a observar os dados disponibilizados pela Secretaria Estadual de Saúde.

Durante um pronunciamento na tarde desta sexta-feira, o governador Renato Casagrande comemorou os dados positivos no enfrentamento da doença.

"É uma alegria dizer isso hoje, que estamos em queda de casos, óbitos e taxa de transmissão. Nos próximos 15 dias, podemos ter as menores médias móveis de casos e mortes. Agora a taxa está em torno de 0,3, bem abaixo de 1. É uma taxa de transmissão baixa que mostra que temos uma recuperação boa. Taxa de óbitos está um pouco acima de 7, mas em queda", destacou. 
Foto: Divulgação/ IJSN

ES retira exigência do uso de máscara 

Levando esses dados em consideração, o governo do Estado decidiu retirar a obrigatoriedade do uso de máscaras em locais abertos nos municípios classificados em risco baixo. O novo mapa de risco, que entrará em vigor na próxima segunda-feira (14), traz apenas uma cidade em risco moderado: Cachoeiro de Itapemirim

"Desde o início da pandemia, temos nos orientado, com base em evidências científicas, critérios técnicos que reproduzem conceitos da pandemia. Quem governa precisa estar de forma muito objetiva tomando decisões, que às vezes são duras e nada simpáticas. Me orientei, além da crença em Deus, pelos diversos profissionais que têm me ajudado a tomar decisões", destacou. 

Casagrande também anunciou o retorno da classificação "muito baixa" na matriz de risco. Ela havia sido suspensa em janeiro por conta da alta taxa de transmissão da covid-19, provocada pela circulação da variante Ômicron. A classificação já poderá estar em vigor no próximo mapa de risco. 

"Muda muita coisa. Eventos sociais não vão ter mais limitação, a não ser do Corpo de Bombeiros. Passa a não ter limitação de atividade econômica e social", disse. 

Pessoas com sintomas devem continuar usando máscara

Durante o pronunciamento, Casagrande lembrou que, apesar da retirada da exigência do uso de máscara em locais abertos nas cidades em risco baixo, os cuidados precisam continuar. Um deles é em relação aos sintomas. As pessoas que apresentarem sinais de que podem estar infectadas, devem manter o uso da máscara e buscar um ponto de testagem.

"As pessoas com algum sintoma ou virose, usem máscaras e façam testes. Elas devem e precisam usar máscaras e fazer o teste. Alguns profissionais da área da Saúde, por exemplo, recomendam que as pessoas usem máscaras e temos regras específicas para isso", disse.
Pontos moeda