Saúde

Quais são os 5 alimentos essenciais para o café da manhã? Veja lista

O café da manhã é considerado a refeição mais importante do dia; Confira quais são os principais alimentos que devem compor a sua alimentação diária


Foto: Mariana Lima

Para começar o dia com o pé direito não há nada melhor que um café da manhã caprichado, não é mesmo? Quem nunca ouviu a frase: "O café da manhã é a refeição mais importante do dia"?

Muitos especialistas atribuem tal importância a primeira refeição do dia por que é por meio dela que interrompemos o jejum prolongado que ocorre durante a noite e também garantimos o combustível para o nosso corpo desempenhar e suportar todas as atividades realizadas durante o dia.

Para te ajudar a escolher os alimentos que fornecerão a quantidade adequada de nutrientes e uma variedade de vitaminas, minerais e fibras que garantirão energia e vitalidade para o seu dia, o Folha Vitória ouviu uma especialista.

Confira a seleção dos 5 alimentos essenciais para o café da manhã feita pela nutricionista Julia Poltronieri.

1- Ovos 

Para a nutricionista, os ovos são uma excelente fonte de proteína e contêm uma variedade de nutrientes importantes, incluindo vitamina D e colina (uma das vitaminas do complexo B). 

Além disso, o ovo é um alimento muito versátil. Podendo ser preparado de diversas maneiras: mexido, cozido, pastinha de ovo ou omelete.

Foto: Reprodução/Pinterest

2- Frutas 

Ameixa, abacate, mamão, melão, morango ou uva. O que não falta é opções.

As frutas fornecem muitas vitaminas e minerais importantes. Além disso, elas também são ricas em fibras, que ajudam a manter a saciedade por mais tempo.

O abacate, por exemplo, de acordo com a nutricionista, é uma excelente fonte de gorduras saudáveis . Podendo ser adicionado a torradas, smoothies ou até com ovos mexidos para quem deseja um café da manhã nutritivo, diferente e saboroso.

Foto: Reprodução/Pinterest

3- Aveia

Julia Poltronieri afirma que a aveia é uma ótima fonte de carboidratos complexos, fibras solúveis e proteínas. 

O alimenta, segundo ela, ajuda a manter a energia durante toda a manhã e ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue.

Foto: Reprodução/Pinterest

4- Iogurte natural

O iogurte é rico em proteínas e também contém probióticos saudáveis que ajudam na regulação do intestino,

Para quem deseja um café da manhã rápido e fácil de preparar essa é uma ótima opção.  

Foto: Reprodução/Pinterest

5- Leite e derivados 

Alimentos como o leite e seus derivados (como o queijo minas ou a ricota) são ótimas opções pois fornecem uma grande quantidade de cálcio, além de proteínas, vitaminas e outros minerais fundamentais para o bom funcionamento do nosso organismo.

Foto: Reprodução/Pinterest

*Texto da estagiária Nayra Loureiro sob supervisão da editora Erika Santos 




Pontos moeda