Saúde

Rosto de Ozempic: saiba o que é e como amenizar o problema

Problema relacionado ao emagrecimento por meio do medicamento já chegou aos consultórios dos dermatologistas. Saiba como amenizar os efeitos

Ana Carolina Monteiro

Redação Folha Vitória
Foto: Reprodução/Freepik

Na busca pela perda de peso, os recursos são inúmeros. Nos últimos tempos, as chamadas canetas emagrecedoras conquistaram milhares de pessoas ao redor do mundo. Porém, relatos recentes de usuárias nas redes sociais têm chamado a atenção por causa de uma expressão específica: "rosto de Ozempic".

> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de Saúde!

Trata-se de uma referência ao medicamento utilizado para o tratamento e que acabou por resultar em um rosto mais envelhecido. 

Segundo a médica dermatologista Juliana Drumond, esse termo tem sido usado por pacientes que perderam peso muito rápido e perceberam uma mudança na estrutura do rosto, como se ele tivesse 'derretido'.

"Com a perda de gordura rápida, o rosto perde parte dos coxins gordurosos, que são estruturas que ajudam a sustentar a face, então, com isso ocorre uma perda dessas estruturas de sustenção e uma flacidez da pele. A pele que estava esticada por esse rosto mais arredondado, a pele fica com um aspecto mais murcho, mais flácido, realmente", explica a médica.  

No caso de indivíduos mais jovens, que têm a pele mais firme, o efeito costuma ser menor. Isso por que a pele e as outras estruturas responsáveis pela sua sustentação, conseguem se adaptar a essa mudança. 

Porém, no caso da pele já apresentar algum grau de flacidez esse aspecto de envelhecimento por emagrecimento pode sim ficar bastante acentuado.

É possível amenizar o efeito de envelhecimento do rosto?

Calma! Nem tudo está perdido. Juliana afirma que é possível amenizar essa perda da estrutura da face por meio de tratamentos que estimulam a produção de colágeno. 

"Isso geralmente é feito com o Ultraformer, que é um ultrassom microfocado, e com bioestimuladores de colágeno. O ideal é que isso seja feito durante o processo de emagrecimento. A pessoa não deve esperar emagrecer totalmente para começar a se tratar. Já fazendo isso enquanto está emagrecendo já consegue ter bons resultados", afirma.

LEIA MAIS: Tipo de adoçante é associado a AVC e parada cardíaca; saiba qual

A dermatologista destaca que isso acontece não só com pessoas que usam o Ozempic, mas com pacientes que passam por cirurgias bariátricas e até mesmo com atletas. 

Nesse caso, o termo usado é o "runner face" (face de corredor). Pessoas que fazem muitas atividades aeróbicas vão consumindo a gordura do corpo e do rosto, também. Isso acaba deixando as bochechas mais 'murchas', levando ao aspecto de rosto envelhecido.

"Além dos estímulos de colágeno, é muito comum fazermos preenchimento com ácido hialurônico em pontos específicos que servem para ajudar a reestruturar a pele. É muito comum a gente fazer preenchimento na região das maçãs do rosto, nas olheiras, na área do bigode chinês. Isso ajuda a repor o volume perdido, gerando um aspecto mais harmonioso e jovial", pontua.

Alimentos ricos em colágeno: conheça as principais fontes

Uma alimentação balanceada e a hidratação adequadas ajudam a manter a elasticidade da pele. Veja algumas opções para você incluir nas refeições:

1. Peixes;

2. Gelatina;

3. Caldo de ossos.

É fato que com o passar dos anos a produção de colágeno começa a reduzir no nosso organismo. Para alguns com mais velocidade e para outros com menos. Não basta apenas consumir alimentos ricos nessa proteína. É preciso combiná-lo com os chamados antioxidantes para garantir a sua absorção.

- Vitamina C;

- Vitamina B3;

- Vitamina E.

LEIA TAMBÉM: Jejum intermitente: quais são as vantagens e os perigos dessa estratégia

Pontos moeda