Saúde

Tuberculose: ES registrou 365 casos da doença somente este ano; saiba como prevenir

Nesta sexta-feira (24) é comemorado o Dia Mundial de Combate a Tuberculose. A doença é altamente contagiosa

Ana Carolina Monteiro

Redação Folha Vitória
Foto: Reprodução/Freepik - @Drazen Zigic

Os casos de tuberculose no Espírito Santo têm preocupado as autoridades. Somente de janeiro até agora foram registrados 365 casos da doença, segundo a secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de Saúde!

Nesta sexta-feira (24), é comemorado o Dia Mundial de Combate à Tuberculose. Ana Paula Rodrigues Costa, coordenadora do Programa Estadual de Tuberculose, explicou que  o momento é de conscientização sobre a doença. Apesar de já existir há muitos anos, permanece provocando sérios danos sociais, econômicos e à saúde pública.

De 2021 até 2022, houve um aumento de casos no Estado. "Esse já era um cenário esperado, visto que 2020/2021 nós tivemos a pandemia do covid e ainda é esperado que o número de casos aumente. Nós tivemos uma média de 1.600 casos no ano passado", disse. Para 2023, a expectativa é de que esses números sejam ainda maiores.

Saiba como prevenir a tuberculose

O diagnóstico precoce é a forma mais importante de prevenção. Ao iniciar o tratamento, o paciente diagnosticado com a tuberculose tem a cadeia de transmissão interrompida. Outras ações também são importantes para se combater a doença.

"Vacinar as crianças com a BCG ao nascer, ela é oferecida pelo Sistema Único de Saúde nas Unidades Básicas de Saúde ou nas maternidades, manter os ambientes sempre arejados, com luz solar, bem ventilados, e evitar locais aglomerados", destaca Ana Paula.  

É importante lembrar que a  tuberculose é uma doença infectocontagiosa, de transmissão aérea, ou seja, um indivíduo doente, por meio da tosse, da fala ou do espirro, contamina outras pessoas.

Conheça os sintomas do doença

O principal sintoma da tuberculose é a tosse persistente, que dura mais de três semanas. Ela pode ser produtiva ou sem catarro. Algumas pessoas passam meses tossindo sem imaginar que estão com a doença.

Outros sintomas incluem a perda de apetite, febre baixa (mais comum no fim da tarde), emagrecimento, suor noturno e cansaço. 

Segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde, no mundo, todos os anos,  cerca de 10 milhões de pessoas adoecem por tuberculose, sendo responsável por mais de um milhão de mortes anuais. No Brasil, cerca de 70 mil novos casos são notificados e  4,5 mil mortes acontecem em decorrência do problema.

Tratamento

Um médico especialista é quem deverá indicar o tratamento, após diagnóstico positivo para a doença. O esquema é preconizado pelo Ministério da Saúde com quatro medicamentos por um período de seis meses podendo chegar a um ano:

- Rifampicina;

- Isoniazida;

- Pirazinamida;

- Etambutol. 

O tratamento é 100% eficaz, porém, o paciente precisa segui-lo à risca ao longo de todo o período recomendado. Caso contrário, o indivíduo corre o risco de desenvolver um quadro de resistência à doença e em vez de seis meses o tratamento pode durar até dois anos.

"Ele é totalmente gratuito, fornecido somente pelo Sistema Único de Saúde, mas é importante falar que o tratamento deve ser feito de forma ininterrupta. Nos 15 primeiros dias, quando inicia o tratamento, a pessoas se sente melhor. Isso é um grande perigo por que a pessoa acha que já está curada e na verdade não. Melhoraram os sintomas, mas ainda tem que continuar tomando os remédios", destaca a coordenadora do Programa. 

LEIA TAMBÉM: Ozempic: remédio para tratar diabetes usado para emagrecer está em falta no Brasil





No período de até dois anos que a pessoa tenha tido contato com uma pessoa doente, pode desenvolver a doença. Existem medicamentos, em um determinado periodo de tempo para evitar que a pessoa evolua.

No Estado, o monitoramento acontece por meio de programas de saúde, planejar, monitorar e avaliar se os municípios estão ofertando medicamento, diagnostico, tratamento...

tratamento é gratuito e tem duração de 6 meses. deve ser feito de maneira ininterrupta. é importante lembrar que mesmo ao paresentar melhora dos sintomas, o tratamento deve seguir por causa do risco de desenvolver um quadro de resistência da doença.


Pontos moeda