Saúde

Harmonização facial: homens também aderem ao procedimento

Especialista lista os principais tratamentos estéticos buscados em clínicas

Foto: Divulgação
Segundo especialista, os homens tem se inspirado no formato do rosto do ator Cauã Reymond. 

A harmonização facial é um procedimento da área estética popularmente utilizado por mulheres. Contudo, a técnica também vem conquistando o público masculino, que segundo especialistas, chegam aos consultórios inspirados no formato do rosto do ator Cauã Reymond. A técnica para definir queixo e maxilar são as mais procuradas pelos homens, que querem ficar com o contorno facial bem demarcado.

A harmonização orofacial ou facial é o conjunto de procedimentos com o objetivo de buscar o equilíbrio estético e funcional da face. De acordo com a dentista Cicilia Carvalho, os procedimentos usados na harmonização facial são toxina botulínica em rugas, ácido hialurônico para realizar preenchimento (pode ser na boca e no "bigode chinês", por exemplo), rinomodelação (em que é usado ácido hialurônico para modelar o nariz de forma não- cirúrgica), bichectomia (retirada de gordura da bochecha), lipo de papada (que pode ser feita com enzimas), lentes de contato para os dentes (para corrigir pequenos defeitos de posicionamento, tamanho, formato, textura ou cor) e implantes (quando o paciente perde o dente e a sua raiz).

Foto: RF Assessoria de Comunicação
Dentista Cicilia Carvalho. 

“Cada pessoa é única, assim como sua estrutura facial. É preciso levar em consideração as características do paciente, fotografar o rosto e analisá-lo para indicar os melhores procedimentos, a partir de uma visão mais aprofundada da face buscando funcionalidade e estética de forma integrada”, explica a especialista. 

Procedimentos realizados na harmonização facial

Preenchimento com ácido hialurônico - a substância pode ser usada em diferentes densidades, dependendo da indicação. Com a técnica, é possível projetar as maçãs do rosto, abrir o olhar, suavizar as olheiras, aumentar os lábios, preencher rugas, estruturar a mandíbula e modelar o nariz. 

Procedimentos 

Rinomodelação – é um procedimento realizado com ácido hialurônico injetável para modelar o nariz, deixando o rosto mais harmônico e equilibrado. É indicado para pacientes insatisfeitos que se sentem insatisfeitos com algumas características do nariz, como o ossinho proeminente (giba nasal), ponta caída, desníveis pouco pronunciados, formato sinuoso e lados assimétricos.

Toxina Botulínica – quando é injetada, a toxina botulínica age bloqueando a transmissão de estímulos dos neurônios para os músculos, impedindo, parcial ou totalmente, a contração muscular, porém esse bloqueio é temporário e previne que as rugas dinâmicas se tornem estáticas. Nesse caso, as regiões tratadas pela aplicação da toxina são onde há movimentação muscular, como: entre as sobrancelhas, testa e ao redor dos olhos. Pescoço e boca (tratando o sorriso gengival) também podem ser beneficiados pelo tratamento. Além de prevenir as rugas de expressão, com o procedimento é possível levantar a ponta do nariz e elevar as sobrancelhas.

Bichectomia - é uma pequena cirurgia em que são retiradas duas bolsas de gorduras localizadas entre o maxilar e a mandíbula nas laterais da boca (bochechas), chamadas de “bolas de Bichat”. Trata-se de um procedimento estético funcional que tem como objetivo reduzir o volume da parte de baixo do rosto dando um aspecto mais agradável. Pacientes que mordem muito a parte interna das bochechas também são indicados a realizar a bichectomia para melhorar a parte funcional.

Lipo de papada – indicada para reduzir a gordura localizada abaixo do queixo. É um procedimento realizado através de microinjeções de enzimas (ácido deoxicólico), que atuam na quebra das células de gordura da região, com o objetivo de reduzir o chamado “queixo duplo”.

Lentes de contato para os dentes – as lentes de contato dentais são um tipo de faceta de porcelana, que tem o diferencial de serem muito finas (0,2mm – 0,5mm) e não necessitarem de desgaste dentário ou, então, exigirem um mínimo desgaste, preservando assim, o máximo de estrutura dental. Isso também faz com que o paciente raramente sinta alguma sensibilidade durante ou após o tratamento finalizado. Além de melhorar a estética, também restabelecem a função e resistência dos dentes.

Implante dentário – é realizado com uma técnica chamada de Carga Imediata, possibilitando concluir o procedimento em 10 dias, sendo que até há pouco tempo esse prazo era de mais de 6 meses.

Pontos moeda