Infecções podem ser combatidas com bons hábitos alimentares

Saúde

Infecções podem ser combatidas com bons hábitos alimentares

Comer de forma saudável é um desafio na atualidade

Foto: Agência Brasil
Ler os rótulos dos alimentos é uma maneira de conhecer o que você está ingerindo. 

O Ministério da Saúde vem incentivando os brasileiros a refletirem sobre os seus hábitos alimentares no cotidiano. Afinal, o que comemos interfere diretamente na maneira como o nosso corpo reage a infecções e pode contribuir para o desenvolvimento de doenças como obesidade, diabetes e até problemas no coração.

Comer de maneira saudável, portanto, é algo de extrema importância, mas também um desafio no dia a dia, sobretudo das grandes cidades. 

A nutricionista Bárbara Ramires, selecionou cinco dicas importantes e práticas que ajudam nesse sentido. 

- Evite consumir fast food, comidas congeladas ou alimentos pré-prontos. "Essas comidas são altamente calóricas e gordurosas e não contém nenhum nutriente, nem vitaminas e tampouco minerais", explica Bárbara;

- Reduza o consumo de sal, açúcar e de carnes processadas;

- Nem toda gordura é ruim. Produtos como azeite, óleo de coco e gordura de porco, por exemplo, são opções de gordura boa e ótimas para manter um bom funcionamento dos hormônios e das vitaminas lipossolúveis que são solúveis em gorduras;

- Não faça dietas sem acompanhamento. "Não existe a dieta ideal, mas aquela que melhor se adequa à realidade do seu organismo e àquilo que você busca", orienta a nutricionista. Para não prejudicar a saúde, procure ajuda de um profissional.

- Inclua frutas, legumes, verduras, sementes e grãos na sua dieta diária. "Além destes alimentos serem bem mais baratos que os alimentos prontos ou congelados, eles possuem os nutrientes necessários para te ajudar a manter uma alimentação mais saudável e equilibrada", afirma.