Ocorrências relacionadas à Doença de Chagas assusta moradores

Saúde

Ocorrências relacionadas à Doença de Chagas assusta moradores

Vigilância em Saúde de Domingos Martins registrou mais de 20 ocorrências apenas no início deste ano

Foto: Divulgação
Mosquito barbeiro, transmissor da doença de Chagas

No início deste ano, a Vigilância em Saúde de Domingos Martins notificou mais de 20 aparições do barbeiro, inseto transmissor da doença de Chagas. As notificações foram em Campinho, Pedra Azul, Biriricas, Santa Isabel e outras comunidades do município.

Os barbeiros são insetos noturnos e geralmente se escondem em lugares escuros, quentes e úmidos, podendo viver em matas, próximo a casas e até mesmo dentro delas. A picada não dói e só é percebida após perceber uma pequena coceira no local, devido a uma irritação na pele.

O médico veterinário da Vigilância em Saúde, Roberto Dias, alerta que o aparecimento do barbeiro é comum nas estações mais quentes do ano, como o verão. “Normalmente a contaminação tem ocorrido por acidentes domésticos ao tentar esmagar o inseto ou quando manipulam sem proteção nas mãos, e se contaminam ao tocar os olhos, nariz e boca”, explica.

Como capturar o barbeiro

De acordo com o médico veterinário, o procedimento correto é capturar o inseto com cuidado, com as mãos protegidas, e encaminhar para a Vigilância Ambiental para registro e análise. Roberto também alerta os cidadãos para alguns cuidados necessários para a proteção:

• Mantenha a casa e arredores limpos

• Evitar acumular entulho próximo às casas

• Afaste galinheiro e chiqueiro das casas

• Coloque tela nas janelas

• Monitore constantemente os estrados das camas, embaixo de tapetes e móveis

A Vigilância em Saúde e a Secretaria de Saúde de Domingos Martins estão à disposição para fornecer qualquer informação ou esclarecimento aos moradores da cidade no telefone (27) 3268-1354.