Saúde

Ruído pode causar perda auditiva. Veja como evitar!

Poluição sonora é o segundo maior agente poluidor ambiental, depois da poluição do ar

Foto: Divulgação
A poluição sonora é considerada um problema de saúde pública, sendo um dos principais fatores que mais afetam o planeta. 

O dia 27 de abril é o Dia Internacional da Conscientização Sobre o Ruído. A data visa promover a conscientização sobre os impactos dos ruídos na vida cotidiana da população. A poluição sonora é considerada um fator prejudicial à saúde pública. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) este é o segundo maior agente poluidor ambiental, depois da poluição do ar. 

Estudos da Unicamp revelam ainda que a poluição sonora é um dos fatores que mais afetam o planeta, sendo considerado um sério problema de saúde pública.

Por estar presente nas pequenas e grandes cidades estamos cada vez mais acostumados ao ruído e, sem perceber, aos malefícios que causam à nossa saúde. Afinal, a exposição ao ruído também está associado ao estresse, insônia e outras mudanças físicas e psicológicas.

Foto: Divulgação
Fonoaudióloga- Guilhermina Gomes.

“A presença do ruído em um ambiente pode lesionar o sistema auditivo e causar perda da audição. O ruído pode ser ambiental ou ocupacional", conforme explica a fonoaudióloga Guilhermina Gomes, que esclarece ainda que os ruídos ambientais são os que nos rodeiam, como o tráfego, música, conversa altas, sons de animais, ruído resultante de aparelhos eletrônicos e eletroeletrônicos (liquidificador, celular, computador) e ruídos naturais (trovoadas, vento, chuva). Já os ruídos ocupacionais estão presentes nos locais de trabalho exclusivamente, como o ruído das fábricas e indústrias.

Os efeitos associados ao ruído variam de acordo com o tipo de ruído, sensibilidade auditiva, intensidade do ruído, composição e duração. E vão desde a perda da audição, chegando a causar problemas cardiovasculares e digestivos; podem provocar também transtornos do sono, irritabilidade e cansaço; diminui o nível de atenção e aumenta o tempo de reação do indivíduo frente a estímulos diversos.

Assim é importante proteger os ouvidos, seja evitando ficar exposto durante longo tempo a qualquer tipo de ruído, seja usando uma proteção especifica no caso de longa exposição (fones de proteção).

Veja algumas dicas de como prevenir os desconfortos causados pelo ruído

Evite volume alto demais nos fones de ouvido;

Evite ficar muito tempo em ambientes fechados com música alta;

Evite ficar perto de caixas de som durante eventos;

Se possível, feche as janelas do veículo durante trânsito intenso;

Use protetores auditivos em locais de trabalho muito ruidosos;

Em casa, evite ligar diversos eletrônicos ruidosos de uma só vez;

Fique atento a quaisquer mudanças na capacidade auditiva;

Fique em silêncio sempre que possível depois de dias agitados para dar descanso aos ouvidos. 

Na suspeita de perda de audição visite um médico!

Pontos moeda