Saúde

Conheça 3 dicas para evitar proliferação do aedes aegypti

Além de evitar o acúmulo de água parada, a higienização de alguns locais também pode ser uma boa aliada no combate ao mosquito

Foto: Reprodução

Temperaturas quentes e chuvas frequentes formam o cenário perfeito para a proliferação do aedes aegypti, causador de doenças como dengue, zika e a chikungunya. Além das práticas já conhecidas como evitar o acúmulo de água parada, a higienização de certos locais também é uma maneira eficiente de evitar o contágio.

Tomar cuidado com os ralos de casa, descartar o lixo de maneira adequada e até mesmo limpar telhas e calhas, são práticas que podem proteger toda a população.

Confira as dicas:

Uso de ralos: se os ralos da casa não possuem sistema de vedação, coloque telas. O mosquito tem preferência por lugares com pouca luminosidade e com alta umidade para se proliferar.

Descartar o lixo da maneira correta: faça uma programação para o descarte do lixo. Busque depositá-lo nos locais corretos e em horários próximos à coleta da região. Isso evita o acúmulo de água nos dias chuvosos.

Limpeza de calhas e telhas: durante as chuvas de verão, é comum que telhas e calhas fiquem com folhas e outras tipos de sujeira. É preciso manter a limpeza desses locais em dia para evitar obstruções e, consequentemente, o acúmulo de água parada.

* Com informações da Secretaria de Saúde de Vitória

Pontos moeda