Saúde

Pacientes com doenças crônicas e oncológicas podem tomar vacina contra a Covid

Vacinas disponíveis no país não são compostas por vírus vivo, mas por vírus inativados ou componentes virais que induzem a resposta imunológica

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Apesar de aguardadas, as vacinas contra a covid-19 ainda geram dúvidas em muitas pessoas, principalmente para aquelas que têm doenças crônicas ou estão em tratamento oncológico. Especialistas garantem que as vacinas são seguras também para essa parcela da população.

“Pessoas com doenças crônicas ou oncológicas devem se vacinar sim", afirmou a infectologista Ana Carolina D'Ettorres. Mas apesar de seguras, pacientes que recebem as vacinas, necessitam de acompanhamento. 

"As vacinas disponíveis no Brasil não são compostas por vírus vivo atenuado, são compostas por partículas virais, isto é, vírus inativados ou componentes virais que vão induzir a resposta imunológica. Essas pessoas devem ser vacinadas e têm que ser acompanhadas por médicos, de preferência aqueles que já conhecem o caso do paciente para acompanhar a resposta vacinal”, reforça.

A infectologista explicou ainda que as únicas contraindicações às vacinas são para as pessoas que possuem alguma reação anafilática grave a algum componente. Se já houve histórico nesse sentido, a pessoa deve se informar com seu médico antes de ser imunizada. No entanto, a especialista avisa que no Brasil não tem sido reportado nenhum tipo de reação adversa grave pela aplicação das vacinas.

Ana Carolina destaca que é importante que os pacientes com doenças mais graves sigam com seus tratamentos para não aumentar o problema e, consequentemente, criar mais demanda para a saúde pública. 

“O abandono do acompanhamento pode causar um agravamento das doenças oncológicas e de outras patologias, por isso, é imprescindível que seja dada continuidade ao tratamento”, concluiu a especialista.

Pontos moeda