Saúde

Covid-19: uso de máscaras está liberado no Carnaval de Vitória, nos ônibus, shoppings e nas escolas? Entenda

Durante coletiva de imprensa na tarde desta quarta-feira (6), o governador Renato Casagrande anunciou a desobrigação do uso do utensílio

Marcelo Pereira

Redação Folha Vitória
Foto: Reprodução TV Vitória

A partir desta quarta-feira (06), deixa de ser obrigatório usar máscara no Espírito Santo para se prevenir da Covid-19. O anúncio foi feito pelo governador do Estado, Renato Casagrande (PSB), num pronunciamento feito no Palácio Anchieta, em Vitória. Casagrande retirou a própria máscara ao falar sobre o fim da obrigatoriedade. 

Mas, ainda assim, após dois anos usando a proteção contra o vírus, surge a dúvida: a medida vale para todos os estabelecimentos? Escolas, supermercados, igrejas e ônibus também?

Na coletiva, o chefe do Executivo estadual afirmou que, na prática, não é mais obrigatório o uso do acessório no transporte público, em escolas, igrejas e também em grandes eventos — como o desfile das escolas de samba do Carnaval de Vitória, marcado para começar nesta quinta-feira (07), no Sambão do Povo.

Nos shoppings do estado, a nova orientação já está sendo seguida e pessoas já estão podendo ingressar nos centros comerciais sem o equipamento de segurança, segundo o coordenador estadual da Associação Brasileira de Shoppings Centers (Abrasce), Raphael Brotto, que também é diretor-geral do Shopping Vitória.

"A gente esperava que isso iria acontecer mais cedo ou mais tarde, mas, de certa forma, fomos pegos de surpresa hoje à tarde com esse anúncio. Então cada shopping está tratando da sua forma sobre a liberação do uso de máscara. No Shopping Vitória, assim que saiu o anúncio do governador, eu já determinei que não precisava mais exigir que o cliente usasse máscara".

Além das máscaras, também deixa de ser obrigatória a apresentação do passaporte vacinal para acessar estabelecimentos como lojas, shoppings e restaurantes.  

Casagrande explicou que a decisão foi tomada a partir da diminuição do número de casos, internações e de mortes. Até o momento, abril registra um óbito por covid. Os números da Secretaria de Estado da Saúde  (Sesa) indicam que há 27 leitos ocupados por pacientes com covid. 

Março teve 8.600 casos confirmados de covid-19

Os casos da doença que, em março chegaram a 8.600, estão em 273 até o momento. Além disso, a taxa de transmissão está em 0,2 (para cada 100 pessoas, duas são positivas para a doença), sendo a menor desde março.

"Com base nisso, estamos, a partir deste momento, mudando a forma de gestão da pandemia. Nós não teremos mais, a partir de hoje, o uso da matriz de risco. A pandemia continua. Só a Organização Mundial da Saúde (OMS) pode tirar essa classificação. Agora mudamos o modelo de gestão. A pandemia será cuidada e gerenciada como um outro assunto da área de saúde pública do Espírito Santo, sem as medidas qualificadas. Nesse novo momento, não precisaremos usar máscaras. Estamos desobrigando o uso de máscaras", reforçou. 

Máscaras continuam recomendadas para idosos e para quem tem sintomas gripais

O governador enfatizou que, mesmo com o fim da obrigatoriedade, as máscaras continuam recomendadas para algumas pessoas em casos especiais. Ele citou os profissionais da Saúde, idosos acima de 60 anos e também quem tem sintomas gripais. 

"Pessoas com sintomas, usem máscaras. Isso pra nós é um passo importante. Também é bom considerar que, tudo aquilo que fizemos, conseguimos salvar muitas vidas".

A obrigação de usar máscara foi publicada em Diário Oficial em 8 de maio de 2020. 

Leia também: AO VIVO | Covid-19: uso de máscara deixa de ser obrigatório no Espírito Santo


Pontos moeda