Saúde

Benefícios e malefícios da cúrcuma: veja como fazer shot da "vitamina"

Usada sempre como tempero, a cúrcuma também é um ótimo alimento para desinflamar o corpo e uma verdadeira "vitamina" para a saúde

Leiri Santana

Redação Folha Vitória
Foto: Reprodução/ X

A cúrcuma, também conhecida como açafrão-da-índia, açafrão-da-terra ou turmérico, é um tempero muito utilizado na culinária brasileira. Além de suas propriedades culinárias, a cúrcuma oferece uma série de benefícios para a saúde.

Uma das coisas mais importantes dessa raiz é o seu potencial antioxidante. Além disso, a cúrcuma é empregada como um auxílio natural no tratamento de uma variedade de problemas gastrointestinais, febre, resfriados e até mesmo na redução dos níveis de colesterol no organismo.

A cúrcuma é reconhecida por conter um componente ativo chamado curcumina, que proporciona uma variedade de benefícios para o sistema digestivo.

>>Quer receber nossas notícias 100% gratuitas de Saúde? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Segundo o Dr.Carlos Coutinho, médico generalista, explica que ao ser consumida, ela estimula a produção de bile pela vesícula biliar, o que facilita a quebra de gorduras durante a digestão.

No âmbito digestivo, isso pode contribuir para a redução da inflamação associada a condições como colite, doença inflamatória intestinal e síndrome do intestino irritável. Além disso, a cúrcuma pode proporcionar alívio para desconfortos digestivos, como inchaço e gases.

Os benefícios da curcumina se estendem além do sistema digestivo. Como um antioxidante poderoso, ela combate os radicais livres e protege as células contra danos, contribuindo para a saúde geral do corpo, inclusive fortalecendo o sistema imunológico.

A curcumina também é útil na prevenção de certos tipos de câncer, devido às suas propriedades anticancerígenas.

COMO UTILIZAR A CÚRCUMA?

A Dra. Larissa Diniz, em seu blog, explica que existem diversas maneiras de utilizar a cúrcuma, algumas são conhecidas, como o pó da sua raiz, um tempero muito comum, mas também pode ser utilizada em cápsulas. As folhas da cúrcuma também podem ser utilizadas, em alguns tipos de chás.

• Infusão: pegue 150 ml de água fervente e adicione 1 colher de café de cúrcuma em pó, por 10 a 15 minutos. Depois de morno, tomar 3 xícaras por dia entre as refeições.

• Cápsulas: o total por dia não deve ultrapassar 1 grama. A quantidade de cápsulas pode variar, dependendo da dosagem. A recomendação é tomar 500mg a cada 12 horas, porém, a dosagem varia conforme o problema a ser tratado.

• Gel: adicione uma colher de sopa de babosa na mesma quantidade de cúrcuma e misture até ficar homogêneo. Assim que estiver pronto, pode ser aplicado na pele para tratar inflamações.

BENEFÍCIOS DA CÚRCUMA

• Auxilia no reequilíbrio do sistema digestivo, melhorando a digestão;

• Ajuda na perda de peso;

• No combate às gripes e resfriados;

• Ajuda a evitar crises de asma;

• Desintoxica e trata problemas de fígado;

• Regula a flora intestinal;

• Regula o colesterol;

• Estimula o sistema imunológico;

• Alivia inflamações da pele, como eczema, acne e psoríase;

• Melhora a resposta anti-inflamatória natural do organismo.

SHOT MATINAL DE CÚRCUMA

Quais são os benefícios do shot matinal?

O shot matinal é uma ótima opção para quem deseja ter vários benefícios para sua saúde e bem-estar, além de melhorar a sua imunidade.

• Melhora da saúde intestinal

• Reposição de vitaminas importantes

• Promoção de energia necessária para começar o dia

• Ação anti-inflamatória (quando leva cúrcuma) e anti-bacteriana (com própolis).

É importante ressaltar que todos os benefícios mencionados são preventivos ou complementares e não substituem o diagnóstico e tratamento fornecidos por um profissional de saúde.

É fundamental consultar sempre um profissional de saúde para verificar se há contraindicações de produtos naturais no tratamento, a fim de evitar interferências na recuperação.

Por fim, é essencial estar ciente dos alimentos que podem não ser adequados para consumo diário. 

ÁGUA DE WHEY COM CHIA E AVEIA EMAGRECE E DESINCHA. VEJA RECEITA

Para agilizar o café da manhã, uma nutricionista compartilhou nas redes sociais uma receitinha infalível para emagrecer, que deve ser preparada de dormir

Foto: Reprodução/Instagram @anapaulamontemor_

Que tal agilizar o seu café da manhã? A nutricionista Ana Paula Montemor compartilhou nas redes sociais uma receitinha surpreendente para preparar durante a noite antes de dormir.

Receita foi prescrita pela médica para quem necessita estimular o intestino, nutrir a microbiota e ganhar saciedade, favorecendo assim o emagrecimento.

INGREDIENTES:

2 colher de sopa de farelo de aveia;

1 colher de sopa de chia;

1 xícara de leite de castanha de caju (ou um pouco de água com whey protein);

Frutas picadas (morango e uvas ou kiwi e banana ou manga e maçã);

Fio de mel (opcional);

Castanhas e amêndoas picadas.

MODO DE PREPARO:

Misture, tampe e deixe na geladeira. Consuma na manhã seguinte ou leve para o trabalho. Uma opção é fazer em potes de geleia, já para 3 dias.


INSETICIDA NATURAL CASEIRO VIRALIZA NA WEB; VEJA RECEITA E BENEFÍCIOS

Além da garantia da eficácia como repelente natura, o inseticida é mais barato que os industrializados e não possui forte odor

Foto: Reprodução / Instagram

Inseticida natural promete acabar com os insetos dentro de casa. Feito com vinagre, detergente e açúcar, esse repelente é ideal para deixar na mesa no horário das refeições. Além de evitar insetos na, ele não possui cheiro forte como a maioria dos industrializados.

De acordo com a influencer Livia Sampaio, conhecida no Instagram por suas dicas de casa e truques de limpeza, o inseticida caseiro garante um ambiente sem insetos. Com ingredientes acessíveis e de fácil manuseio, qualquer pessoa consegue reproduzir a receita com facilidade.

RECEITA DO REPELENTE NATURAL

- Ingredientes

1 xícara de Vinagre

5 gotas de detergente neutro

1 colher de sopa de açúcar

- Modo de preparo

Coloque uma xícara de vinagre em um recipiente, de preferência um copo ou algo que posso ficar destampado, coloque 5 gotas de detergente neutro e 1 colher de açúcar. Misture tudo e deixe próximo aos alimentos para evitar moscas, mosquitos e insetos indesejados na hora das refeições.

O uso de inseticidas naturais também é uma ótima alternativa para o meio ambiente, pois leva menos componentes químicos em sua composição. Então além de ter um ótimo custo benefício, ele reduz danos a saúde.

Pontos moeda