Saúde

Surdez súbita faz com que pessoas acordem sem ouvir repentinamente, entenda!

Em alguns casos ele pode ser consequência de uma doença viral como caxumba, sarampo, catapora, gripe e mononucleose infecciosa.

Foto: Divulgação
Ao suspeitar que está com surdez súbita, a pessoa precisa buscar imediatamente um especialista.

Os problemas relacionados à audição podem acometer pessoas das mais diversas faixas etárias. Em geral, a deficiência auditiva pode ser congênita ou adquirida. Dessa forma, ou já se nasce com alguma complicação ou ela vai surgindo aos poucos e ao longo da vida. Porém, em alguns casos, pode ocorrer a surdez súbita, uma condição que se manifesta de forma repentina.

A surdez súbita é uma condição que alguém perde repentinamente a capacidade de ouvir. Pode ser unilateral (acomete apenas um dos ouvidos) ou bilateral (acomete os dois ouvidos). Desse modo, a pessoa pode ter ido dormir sem nenhuma alteração no que diz respeito à audição e acordar sem ouvir.

Causas da surdez súbita

Este distúrbio pode ter diversas causas. Em alguns casos ele pode ser consequência de uma doença viral como caxumba, sarampo, catapora, gripe e mononucleose infecciosa.

Outras causas são genéticas, autoimunes, vasculares, infecciosas ou traumáticas, como atividades físicas muito vigorosas, que lesam o ouvido interno devido à pressão acarretando em perda auditiva súbita. Medicamentos ototóxicos também podem estar relacionados a casos de surdez súbita.

No caso dos ruídos altos, como em casos de traumas acústicos, há pesquisas que indicam que a perda temporária da audição é maneira do corpo se auto-proteger e lidar com ruídos altos.

Foto: Divulgação
Guilhermina Gomes, fonoaudióloga. 

Sintomas da surdez súbita

Os sintomas são bem variáveis. Alguns pacientes relatam ter escutado um som explosivo no ouvido afetado quando a lesão ocorre pela primeira vez. Nestes casos a surdez súbita foi acompanhada por zumbido persistente e por vertigem que normalmente desaparece em alguns dias.

"De uma maneira geral, a surdez súbita é a percepção clara de uma diminuição da audição, zumbidos e vertigens, além de uma sensação de pressão nos ouvidos, como se o ouvido estivesse entupido ou tampado", explica a fonoaudióloga Guilhermina Gomes.

O tratamento

Ao suspeitar que está com surdez súbita, a pessoa precisa buscar imediatamente um especialista. O tempo é um aliado para o sucesso do tratamento.

Normalmente, é feito um exame clínico, seguido de audiometria. Confirmado o diagnóstico de surdez súbita, normalmente são prescritos medicamentos corticoides, anti-inflamatórios e/ou vasodilatadores para tratar o problema. Estima-se que um terço dos pacientes tenham alguma melhora.

No caso dos que não tem, pode ser indicado o uso de aparelhos auditivos. É muito importante lembrar que o tratamento mais eficiente para a surdez súbita é a prevenção. "É fundamental cuidar da saúde auditiva ao longo da vida para evitar o aparecimento de problemas na vida adulta", lembrou Guilhermina.

Pontos moeda